Como Logar?

16/06/2017
Desafios Integradores: teoria e prática na elaboração de projetos

Por: Bruna de Mattos

As metodologias ativas no ensino conseguem dar uma visão mais ampla para o aluno, que consegue enxergar por meio de atividades diferenciadas as áreas de atuação profissional nas quais poderá atuar após finalizar a graduação.

Buscando incentivar o trabalho em equipe, a resolução de problemas interdisciplinares e a articulação entre a teoria e a prática, a IMED promoveu mais uma edição do Desafio Projetos Integradores.

Através do Desafio os alunos da Escola Politécnica puderam experimentar seus conhecimentos com a mentoria dos professores das disciplinas envolvidas. Os trabalhos finalizados foram apresentados na última quarta-feira (14/06) em evento que reuniu acadêmicos, professores e interessados.

Desafio Brise–Soleil paramétrico – curso de Arquitetura e urbanismo

O projeto paramétrico viabiliza a modelagem de formas complexas e viabiliza o controle das mesmas, permitindo a otimização plástica e a fabricação digital dos componentes construtivos que a compõem. A interface do projetista com o projeto ocorre por meio de um sistema de criação que pode gerar diversas alternativas projetuais, favorecendo a flexibilidade e a diversidade de produtos gerados, servindo como um sistema inteligente de suporte a decisão. Diferente do processo convencional onde há uma solução com um produto somente em cada processo de projeto.

Brise-soleil paramétrico se utiliza da cultura maker na metodologia de concepção e fabricação de um projeto. O projeto para 2017 consistiu no desenvolvimento de um brise-soleil com características paramétricas, usando softwares de modelagem paramétrica e plug-ins de simulação solar.

Máquina de Rube Goldberg – curso de Engenharia Civil

Pode-se dizer que uma Máquina de Robe Goldberg é um aparelho que realiza uma tarefa muito simples de uma forma muito complexa usando uma reação em cadeia, o que permite aos alunos de Engenharia Civil que, já no primeiro semestre do curso, possam incorporar elementos de Desenho, Física, Química e Cálculo na elaboração de um projeto.

O projeto deste ano contou com a projeção e a construção de uma “Máquina de Rube Goldberg” com o objetivo de atravessar um barco por baixo de uma ponte, utilizando elementos das disciplinas do 1º semestre do curso de Engenharia Civil.

Fábrica de Softwares - cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação

Com a necessidade de colocar os alunos frentes a projetos reais, a Fábrica de Software entrou no contexto dos cursos de tecnologia da IMED a partir do ano de 2014, tendo diversos cases de sucesso já implementados e apresentados pelos alunos. A Fábrica de Software é uma proposta acadêmica que visa propiciar aos alunos o contato com problemas reais vividos por empresas ou entidades, permitindo a eles aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula para sanar as adversidades e ainda implementar soluções inovadoras com possibilidade de geração futura de Startups.

Com objetivo de desenvolver projetos de software para o mercado através do levantamento de demandas de empresas parceiras e externas, a Fábrica de Software oferece aos estudantes uma vivência prática de análise e desenvolvimento de software, desde a coleta de requisitos até a implementação da ferramenta na empresa cliente.

RoboChallenge – cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação

O projeto RoboChallenge surgiu em 2015, sendo desenvolvido nas aulas de Robótica. Consiste em um desafio que visa estimular o trabalho em equipe e a criatividade dos alunos através do desenvolvimento de projetos robóticos inovadores que integram hardware e software, com a aplicação dos conhecimentos em programação e robótica.

Busca motivar os alunos para a elaboração de um projeto multidisciplinar de desafio de carros robóticos, visando a integração de conhecimento de robótica, lógica e programação de computadores, além dos objetivos gerais do Desafio Projetos Integradores IMED.

A cobertura completa pode ser acessada no Facebook da IMED.