02/07/2019
Desafio de taludes foi foco de aula da Disciplina de Férias de Geotecnica

Turma composta por 35 alunos foi instigada a desenvolver trabalho em equipe e liderança

Você sabe o que é um talude? Provavelmente, se você não tiver nenhum tipo de conhecimento na área da engenharia ou se não pedir uma ajudinha para o google, não faça ideia do que significa.

Taludes são classificados como qualquer tipo de massa de solo inclinada, seja natural ou projetada pelo homem.

Buscando incentivar o desenvolvimento do trabalho em equipe e liderança, a turma da Disciplina de Férias de Geotecnia aplicada e ambiental, composta por 35 acadêmicos do Curso de Engenharia Civil, participaram de um desafio de taludes.

Os estudantes tiveram contato com os conceitos teóricos, e, divididos em grupo, foram propostos a projetar e executar os taludes. Com folhas de jornal, houve a simulação de geotexteis que auxiliam na estabilização do talude. O grupo vencedor rompeu com uma carga de 139,6kg e foi composto pelos alunos Dioice Lopes, Gabriela Dall’Asta, Jardel Centenaro, Rodrigo Kaiser e Welinton Grapegio.

“Essa disciplina visa a construção de modelos reduzidos de estruturas, como forma de contemplar a interdisciplinaridade do conhecimento e de estimular a aprendizagem de estudantes, através da abordagem pró-ativa de aplicação das teorias adquiridas em disciplinas do curso de Engenharia Civil”, destaca a Coordenadora do Curso de Engenharia Civil da IMED, Jéssica Flesch Novaes, professora ministrante da disciplina.