05/01/2021
Cursos de graduação formam turmas em colação de grau individual

Medida foi adotada como alternativa para a suspensão de eventos, por conta da pandemia

O início de 2021 foi marcado na IMED pela formatura de 14 turmas dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Engenharia Civil, Odontologia, Psicologia, além de Medicina Veterinária, que formou sua primeira turma.

“Formamos a nossa primeira turma do curso de Medicina Veterinária, sendo que dos 21 acadêmicos que compareceram na colação de grau, 19 já estão inseridos no mercado de trabalho, a partir do recebimento de propostas ou ao abrir seus próprios negócios. Então, nós como instituição e como docentes estamos muito felizes pois, além de ser a primeira turma do curso a concluir a graduação, é um grupo de excelentes formandos, que participaram ativamente das atividades propostas, que foram monitores em várias disciplinas, participaram e ajudaram a construir o curso e hoje vemos que tudo deu certo. Estamos contentes com o fechamento deste primeiro ciclo, atendendo a tudo que a gente se propôs, que é ter um curso diferenciado, com alunos engajados e com uma boa formação”, pontua Deniz Anziliero, Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da IMED.

Cerca de 208 alunos concluintes finalizaram sua trajetória acadêmica em dois dias reservados para cerimônia de colação de grau, que ocorreu de forma individual.

“Estou muito realizada, acabei de concretizar um sonho, com a graça de todos que sempre me ajudaram, estou muito emocionada por ter concluído o curso nesta grande faculdade, e agora, é bola pra frente”, conta Jéssica Nunes, que integra o grupo dos novos profissionais da área da Psicologia.

A medida foi adotada pela instituição como alternativa para a suspensão de eventos e atividades sociais que culminassem em aglomerações, por conta da pandemia do coronavírus.

“A IMED está sempre inovando e se colocando à disposição dos seus alunos. Nesse sentido, organizamos a formatura individual onde os concluintes de graduação colam o grau, assinam suas atas e recebem os cumprimentos da coordenação de seu curso e paraninfo/a, juntamente com esse gesto simbólico de colar o grau. Também garantimos a esse aluno a possibilidade de registrar o momento e fazer algumas fotos de recordação, junto de seus familiares. Então, preocupada com seus alunos, a instituição procura simbolicamente garantir esse ritual de colação de grau, ao mesmo tempo que mantém a proximidade da coordenação e professores, bem como a integridade física de todos. Também gostaria de destacar que essa formatura individual, ela marca simbolicamente o tempo em que o formando esteve conosco, sendo que agora ele se direciona ao mercado de trabalho. A formatura geralmente é um momento importante para os acadêmicos, e nós buscamos manter essa importância com essa aproximação e com essa cerimônia, mantendo todos os cuidados e seguindo todos os protocolos de prevenção e de manutenção da nossa saúde. Parabenizamos a todos os formandos, professores e coordenadores que, neste momento de conclusão de curso, conseguiram realizar um gesto de aproximação, e acima de tudo, concretizar a colação de grau”, frisa o Diretor do Campus Passo Fundo, Luiz Ronaldo Freitas de Oliveira.

Para a formanda de Direito, Carolina Borges, “esse é um momento muito feliz e gratificante, chegar até aqui é um momento único e que a gente fica muito feliz. Então, só temos a agradecer a todas as pessoas que participaram deste momento e que estão com a gente nesta conquista também”.

“Permitir aos alunos essa solenidade, mesmo que simplificada, tem um significado muito importante para o aluno. É um rito de passagem, é algo que faz com que eles percebam a mudança de paradigma na vida deles. A IMED não poderia deixar o nosso aluno sem esse significado, sem esse sentimento. Então, esse momento é muito importante para nós, que acompanhamos esses alunos durante cinco ou seis anos, e também para eles, que fazem essa passagem, tendo a certeza de que terão um ótimo rendimento no mercado de trabalho”, destaca o Coordenador do Curso de Direito, Leandro Caletti.

Durante as colações de grau, estiveram presentes os pais dos formandos, coordenação de cursos e professores, sendo que todas as medidas de saúde e segurança foram mantidas, conforme planos de contingência de propagação da COVID-19.

**Fotos: Daniel Santos e Francine Tiecher / Comunicação IMED