Como Logar?

03/08/2018
Contato com as cadeias produtivas de construção, acabamentos e infraestrutura

Objetivando a interação dos alunos com a prática profissional e com as atualizações que ocorrem no mercado, os acadêmicos do Curso de Engenharia Civil da IMED Passo Fundo participaram, nesta quinta e sexta-feira (02 e 03/08) de uma viagem de estudos à Construsul – Feira Internacional da Construção.

Realizada no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre, a feira que é realizada de forma anual, teve como pilares principais a inovação, a tecnologia e a geração de negócios e congrega toda a cadeia produtiva dos setores de construção, acabamentos e infraestrutura.

“Aproximar os acadêmicos do mercado e novas tecnologias faz com que eles percebam que existe muito a ser explorado além da sala de aula. Novas ideias surgem e motivam os alunos a não deixarem de buscar o conhecimento”, comenta a Coordenadora do Curso de Engenharia Civil, Me. Jéssica Flesch Novaes.

Durante o roteiro da viagem de estudos, os estudantes também tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica ao Laboratório de Pavimentações – LAPAV e ao Laboratório de Aerodinâmica das Construções – LAC da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Durante a atividade no LAPAV, os alunos visualizaram a maioria dos ensaios que são realizados para dosagens de misturas asfálticas e dimensionamento de pavimentos, além de conhecer o simulador de tráfego. Já no LAC os alunos puderam conhecer como são feitas as análises dos efeitos do vento em estruturas especiais, como edifícios altos e pontes, através de ensaios em um Túnel de Vento, uma vez que esse é o laboratório que mais realiza avaliações deste tipo na América do Sul.

Ainda durante a ação no LAC, os estudantes tiveram a oportunidade de verificar todos os detalhes dos ensaios realizados previamente pelo Laboratório nos atos de construção e reformas de todos os estádios de futebol utilizados durante a Copa do Mundo no Brasil.

“Sair da sala de aula e da nossa Região é muito importante para vermos o que existe de novo e potencializar o aprendizado, além de sermos capazes de estimular o pensamento crítico ao relacionar teoria e prática”, destaca o aluno Douglas Mioto Cerezoli.

Os acadêmicos também conheceram as instalações da IMED Campus Porto Alegre durante o roteiro da viagem de estudos.

Além de Jéssica, a atividade foi acompanhada pelo professor Diego Boeira e por duas alunas de pós-graduação lato sensu da área.