30/09/2019
Conhecimento que vai além da sala de aula

Nova metodologia de aprendizagem instiga alunos a serem agentes construtores do próprio conhecimento

O mundo está mudando e as novas tecnologias estão impactando diretamente nossas rotinas e também a forma com que as profissões irão se posicionar em um futuro bem próximo.

Muito mais do que as habilidades técnicas, oriundas da própria formação do aluno dentro das instituições, há uma gama de habilidades comportamentais que estão sendo esperadas pelos profissionais que ocuparão o mercado de trabalho no século XXI.

Uma das formas de instigar a autonomia dos acadêmicos e a construção do seu próprio conhecimento além da sala de aula é o ensino híbrido, metodologia de aprendizagem já implantada pela IMED nas grades curriculares de todos os cursos desde o início de 2019.

O modelo, é a integração entre diferentes ambientes de ensino (presencial e virtual) em que o aluno pode, junto aos colegas e professores, ampliar os seus conhecimentos.

De acordo com o Vice-presidente Acadêmico da IMED, Willian Zanella, a IMED, como instituição de ensino, entende que a formação profissional vai muito além do conhecimento técnico. “Os modelos acadêmicos/pedagógicos adotados pela Instituição primam pela inter-relação entre a teoria e a prática para a construção do conhecimento sistêmico, formando egressos com competências para solucionar as variadas naturezas e dimensões de problemas, nos diferentes locus de atuação profissional”, destaca.

Segundo ele, mais do que aprender, o processo de ensino e aprendizagem deve possibilitar ao estudante a conquista de habilidades relacionadas ao “aprender a aprender” de maneira autônoma. “Nessa perspectiva, o ensino estará centrado no estudante, em que este seja o protagonista do processo de construção de seu conhecimento, por meio de utilização de estratégias de aprendizagem ativas, que compreendem atividades de engajamento interativo que envolvem estudantes em práticas que geram um retorno imediato por meio de discussões com colegas e docentes”, comenta.

Dessa forma, Zanella avalia que a educação formal não acontece somente em espaços físicos, mas nos múltiplos ambientes do cotidiano, incluindo os digitais. “Considerando esse ambiente, a utilização de estratégias de ensino híbrido, em ambientes presenciais e a distância, fazem-se necessárias, considerando que se referem à proposta de programas em que o discente aprende, pelo menos em parte, em ambientes online, sendo necessário que haja algum controle do estudante sobre o tempo e o ritmo de seu estudo, além de contar com um ambiente supervisionado, físico, junto à Instituição de ensino”, explica.

Ambiente Virtual de Aprendizagem

De acordo com a Supervisora de Ensino e Aprendizagem da IMED, Kelen Camargo dos Santos, para a implantação do ensino híbrido na IMED, foi desenvolvido um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nesse ambiente serão disponibilizados mecanismos de aprendizagem, os quais se integrarão as aulas expositivas. “Com o auxílio dos conteúdos disponibilizados no AVA, o aluno possuirá o controle sobre parte de seu estudo, tomando decisões que favoreçam sua autonomia na construção do seu conhecimento. De forma online, ele pode estudar em casa, tirar dúvidas e posteriormente complementar o seu aprendizado em sala de aula, de forma coletiva, com os colegas e professores, valorizando a interação e o aprendizado coletivo e colaborativo. Então, o ensino híbrido é uma mescla do ensino presencial e virtual que vai auxiliar alunos e professores no processo de construção do conhecimento, o objetivo é que a as duas modalidades (presencial e virtual) se conectem e complementem, harmonizando diferentes formas de ensinar e aprender”, frisa Kelen.

Processo Seletivo IMED

A IMED está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2020, oferecendo 1.062 vagas para os cursos Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Psicologia no campus Passo Fundo e 390 vagas para os cursos Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil, Odontologia e Psicologia no campus Porto Alegre.

A prova ocorrerá no dia 09 de novembro de 2019, com início às 8h30min e término às 12h30min. As inscrições devem ser realizadas no site seletivo.imed.edu.br, até às 23h59min do dia 07 de novembro.