Comunicação

Notícias

VOLTAR
25/10/2021
Conexão entre empresas, instituições, ciência e tecnologia

Por: Francine Tiecher

() comentários

Jornada de Inovação do CETID ajudou corporações a refinar projetos e buscar incentivos fiscais para sua execução

 

Conectar empresas a oportunidades de inovação, por meio de pesquisa aplicada e com melhor aproveitamento de incentivos governamentais, gerando impacto positivo para toda a sociedade. Essa é a proposta do Centro de Pesquisa, Tecnologia e Inovação Digital (CETID) da IMED que realizou na última semana o workshop “Líderes em Ação”.

A proposta da atividade, que buscou conectar empresas e instituições com ciência e tecnologia por meio de uma jornada de inovação, permeou por uma ação dividida em cinco módulos, que visou ajudar as corporações a refinar seus projetos e buscar incentivos fiscais para colocar em prática a sua execução.

Após o preenchimento de um formulário de interesse e identificação dos principais desafios encontrados pelas lideranças das empresas que compõem principalmente o Programa de Inovação do Hub (Cotrijal, Coprel, BS Bios, Fertisystem), a atividade buscou desenhar possíveis soluções para o que era trazido pelos participantes, oportunizando uma conexão com instituições de ciência e tecnologia e outras entidades do ecossistema, como SEBRAE, Embrapii, BRDE, entre outros parceiros.

Esse momento que reuniu diversos atores com foco no refinamento de projetos, busca de incentivos fiscais e apoio governamental para que esses projetos saiam do papel, vai culminar na elaboração de propostas técnicas relacionadas ao que foi planejado que, posteriormente, serão submetidos para a contratação efetiva.

“Nós tivemos um momento de conexão entre as empresas que participaram conosco e levaram seus projetos, incluindo a IMED. Seus dirigentes trabalharam nessa dinâmica de definição e de refinamento dos seus projetos, e puderam também gravar entrevistas, onde compartilharam em forma de vídeo os projetos que as empresas estão desenvolvendo”, explica Diego Gazaro, Coordenador do CETID.

 

Sobre o CETID

O Centro de Pesquisa, Tecnologia e Inovação Digital chega para contribuir com um elemento essencial para o desenvolvimento socioeconômico: a pesquisa associada ao mercado. Ele é uma instituição de ciência e tecnologia, que visa resolver os desafios tecnológicos que se tem hoje nas empresas, a partir da conexão com os pesquisadores vinculados ao Centro e à IMED, com impacto não apenas ao Norte do Estado, mas no Rio Grande do Sul e no País como um todo. O CETID visa potencializar ainda mais o ecossistema de inovação, gerando soluções, baseadas no conhecimento científico e em tecnologias de ponta.

 

**Fotos: Camila Longaray (Galapos)

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia