Como Logar?

Comunicação

Notícias

VOLTAR
11/07/2018
Concreto, argamassa e alvenaria são temas de aulas práticas do Projeto #TeuFuturo em Engenharia

Por: Francine Tiecher

() comentários

O projeto #TeuFuturo desenvolvido pela IMED tem como principal objetivo aproximar a instituição das escolas de ensino médio/técnico e agência de emprego/estágio, oferecendo a seus estudantes ou membros a formação técnica básica para seguir carreira nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação ou Engenharia Civil, ao mesmo tempo que oferece bolsas de estudo e vagas de estágio em empresas da região.

Nesse sentido, atualmente na área de Engenharia Civil, os participantes estão aprendendo diversos conceitos teóricos aplicados à prática relacionados ao concreto, argamassa e alvenaria. Ministradas pelo professor da graduação Me. Jackson Ditz, os módulos abordaram as definições e exemplos de misturas cimentícias, de métodos de avaliação no estado fresco e endurecido, além das definições e classificações de alvenarias, bem como de técnicas de execução.

Na parte prática relacionada à concretos e argamassas, a turma foi dividida em grupos, para fazer testes. Foram realizados experimentos de ruptura das amostras cilíndricas concretadas com o intuito de facilitar o entendimento dos alunos e divertir o conhecimento, estimulando a curiosidade.

Já na prática relacionada às alvenarias, ainda em grupos, os participantes tiveram a responsabilidade de executar uma amarração em L de uma alvenaria com blocos cerâmicos. Os alunos também precisaram desenvolver a mistura da argamassa utilizada, respeitando uma dosagem determinada, sempre auxiliados pelos monitores e pelo professor. Alguns dos alunos já haviam realizado esse tipo de atividade com os pais e acabaram liderando os serviços e auxiliando os demais.

“As aulas foram muito legais e atraímos muito a atenção dos alunos. Eles ficaram alegres em participar dessas atividades, pois realmente tiveram muita entrega, interesse e participação intensa, que foi além do esperado. Eles questionaram sobre equipamentos e laboratórios, estavam muito curiosos e permaneceram em sala de aula após o encerramento das atividades para tirar suas dúvidas. Estimulei os alunos para que fizessem, desmontassem e refizessem até estar perfeito. E assim foi. Fiquei muito feliz com o resultado”, comenta Jackson.

Na Engenharia Civil, o projeto está dividido nos módulos “Desenho e Maquetaria”, “Técnicas Construtivas” e “Orçamento e Empreendedorismo”, em que os alunos da graduação realizam as atividades de monitoria.

 

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia