24/06/2020
Como se preparar para a prova da OAB?

Por: Daniel Santos

Certamente, o questionamento acima já passou diversas vezes pela mente dos estudantes de Direito

Durante uma atividade realizada na disciplina de Estágio III - Módulo I – OAB, os alunos do curso de Direto da IMED, campus Passo Fundo, puderam participar de uma conversa conduzida pela Psicóloga e Analista do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), Graziela Ribeiro. O encontro virtual preparou os estudantes para lidar com os aspectos emocionais que podem impactar na preparação e no desempenho do Exame de Ordem. “Além disso, foram trabalhados aspectos motivacionais, para a manutenção do foco nos estudos preparatórios e dicas para organização dos estudos”, comenta Graziela.

A professora Lívia Copelli Copatti, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da IMED (Nujur), lembra que os alunos do curso de Direito que pretendem advogar ao concluir o curso devem, necessariamente, alcançar aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. “Pensando nisso, a IMED oferece, na disciplina de Estágio III, um Módulo especial em preparação para o Exame de Ordem, em que são analisados os aspectos e temáticas que têm maior relevância na prova. Além disso, sabe-se que o aspecto emocional é muito importante e, por isso, oferecemos, em parceria com o NAE, uma atividade voltada para o desenvolvimento pessoal e emocional em preparação para a realização da prova da OAB e que pode impactar no sucesso do examinando. A atividade será replicada nos próximos exames, tendo em vista a sua importância e o suporte que possibilita aos acadêmicos diante do desafio da Prova da OAB", explica.

O aluno formando em Direito realiza na disciplina de Estágio III inúmeros desafios jurídicos, como a realização de exame da OAB simulado e elaboração de peças processuais.  “Foi também desenvolvido, na disciplina, tópico sobre inteligência emocional contando com a participação da psicóloga Graziela Ribeiro que abordou as emoções sentidas pelos alunos quando da realização da prova da OAB, trabalhando dicas de como elas podem ser contornadas, bem como reflexões sobre o desenvolvimento da inteligência emocional em meio a tantos desafios que os alunos enfrentam”, comenta a professora Raquel Soveral – responsável pela disciplina.