Comunicação

Notícias

VOLTAR
10/09/2020
Como preparar os estudantes para as profissões do Futuro?

Por: Francine Tiecher

() comentários

4ª edição do EduConecta 21 abordou a temática e contou com a co-realização da SEDUC-RS

 

Tratando do tema “Como preparar os estudantes para as profissões do Futuro?”, a 4ª edição do EduConecta21 reuniu os participantes em dois dias intensos de formação e atividades.

A programação do primeiro dia contou a participação especial do Diretor do Centro de Gestão e Inovação da SEDUC RS, Sr. Silvio Zomer, que contribuiu com a Rede, apresentando as iniciativas de Gestão, Inovação e Tecnologia da Secretaria no Estado. Seguindo o mesmo módulo, a Articuladora do Programa #TeuFuturo da Fundação IMED, Psicóloga Julia Teston Machado, apresentou um panorama do programa, desde sua criação em 2014, até a nova metodologia híbrida para formação de profissionais da Ciência da Computação junto à SEDUC-RS. Neste dia, também houve o compartilhamento de relatos de três escolas gaúchas que desenvolvem ações que preparam para as profissões do futuro, mediados pela Coordenadora da 7ª CRE, Carine Weber.

Seguindo o cronograma, a professora Carine Alalan contribuiu com o relato de Experiência da Escola do Futuro do SENAC-RS, seguida pela professora Elis Regina Albano, que apresentou o relato de Experiência “Drones-FERRAMENTAS DE APRENDIZAGENS?”, realizado na Escola Instituto Estadual Santo Tomás de Aquino - IESTA de Marau/RS. A conclusão das atividades ficou por conta do professor Wagner Camargo, que apresentou o relato de Experiência San Game: Desenvolvimento de jogos digitais realizado na Escola Básica Santa Rita de Santa Rita/RS.

“A 4ª Edição do EduConecta 21 foi uma oportunidade incrível de visibilidade às boas práticas que já ocorrem na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, bem como na Rede Privada e Universidade. Práticas inspiradoras, que oportunizam aos alunos experiências de aprendizagem inovadoras, criativas, empreendedoras! Lindo de ver os educadores conectados no presente, com olhos no futuro”, destaca Carine Weber.

Já no segundo dia de atividades, o evento contou com a participação do Co-Founder do MeuFututuroDigital, Rubem Duek, que apresentou a proposta e principais ações do Ecossistema MeuFuturoDigital, que pretende integrar jovens, instituições de ensino, empresas contratantes, startups, governo, Organizações não-governamentais (ONGs), entre outras entidades em todo Brasil. Na oportunidade, Rubem Duek salientou que a IMED hoje é a Chapter Líder do MFD em todo o RS, materializando as atividades com o programa #TeuFuturo.

“O evento EduConecta21 é fundamental para estabelecer um espaço de troca de informações e experiências educacionais e também conectar diferentes atores, como empresas e instâncias governamentais com intuito de propor ações concretas para impactar positivamente jovens e professores. O evento está totalmente alinhado com o propósito do Meufuturodigital de transformar o Brasil no país da educação e do trabalho por meio da tecnologia e incluir milhões de jovens em carreiras do século 21”, frisa Rubem.

Dando seguimento aos trabalhos, foi a vez do CEO do Grupo Digital Business, Ricardo Abel, apresentar sua visão de sobre como será o mercado de trabalho nos próximos anos. “Para a Digital Business é estratégica essa pauta da educação continuada e da formação de talentos, porque hoje, é um mercado com característica mundial da mão de obra escassa, com pouca especialização. Então, quando a gente tem oportunidade de ter um programa especializado, a gente ganha a oportunidade de ter um contato com um processo muito valioso de seleção, e ao mesmo tempo, essa colaboração entre a IMED e a Digital Business se concentra em ter um conteúdo de primeira para estar portando dentro desses novos candidatos. Por consequência, a gente consegue ter um resultado que é trazer gente boa para dentro da empresa, sendo essa uma pauta estratégica hoje, visto ao nosso propósito, e acrescentando também a necessidade de mercado da atualidade, com carência de mão de obra qualificada. Então, a demanda é muito maior do que a oferta”, pontua Ricardo.

Encerrando a 4ª edição do Educonecta21, Jean e Isaura, dois jovens formados pelo #TeuFuturo relataram sua experiência e as oportunidades criadas através do programa, uma vez que eles já estão atuando na área, e apresentaram como na sua visão, uma oportunidade como essa pode ampliar as perspectivas da vida de um jovem estudante, relatos esses mediados pela Educadora e Consultora, Soraia Schutel.

“A participação no EduConecta 21 foi muito positiva. No ínicio fiquei um pouco apreensiva com o fato de falar diante de várias pessoas, mas no fim foi muito gratificante poder contar minha história para outros jovens e educadores, e também ouvir histórias inspiradoras dos demais participantes. Fiquei muito feliz com o apoio e feedbacks que recebi durante e após o evento e espero que de alguma maneira, minha história tenha motivado alguém a participar de programas transformadores como o #TeuFuturo da IMED”, conta Isaura.

A 4ª edição do EduConecta21 contou com a co-realização da SEDUC-RS, e foi promovido Promoção do ADE Norte Gaúcho e Apoio: Instituto Ayrton Senna, Instituto Jama, Meu Futuro Digital e Digital Business.

 

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia