Como Logar?

15/01/2018
Como está o mercado de trabalho para um psicólogo?

Por:

Considerada uma das profissões do futuro, a Psicologia é a ciência que estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento humano, analisando suas emoções, ideias e valores. E quem tem uma afinidade com a área humana ou biológica pode encontrar na Psicologia uma profissão muito interessante e cheia de possibilidades.

E quando se fala em mercado de trabalho, a psicologia clínica, ou seja, quando o profissional trabalha atendendo pessoas que buscam o autoconhecimento ou a lidar melhor com as emoções, dando suporte a elas, por meio da clínica ou da terapia, ainda é a preferida dos profissionais recém formados.

Graças ao aumento na população e a melhor distribuição de renda, as pessoas passaram a ter necessidade e condições de buscar um acompanhamento psicológico. Essa mudança de comportamento fez com a profissão de psicólogo se firmasse como uma área em expansão.

Mas não é só isso. Com uma oferta de mais de 150 mil profissionais no Brasil, a Psicologia é uma área que evoluiu muito nos últimos anos, fazendo com que alguns campos de trabalho começassem a crescer. Um exemplo disso é a psicologia esportiva, em que o profissional orienta e prepara atletas para suas competições e demais atividades.

Outra área em destaque é a psicologia social. Nesse caso, os profissionais atuam em asilos, com crianças e adolescentes ou em penitenciárias, criando programas de desenvolvimento para essas pessoas. Psicólogos ainda podem atuar no setor público, escolas, hospitais e postos de saúde.

Há ainda outras áreas que já cresceram significativamente nos últimos anos e devem continuar crescendo em função de algumas demandas específicas. Nesse caso entram o acompanhamento e orientação educacional nas escolas e também as atividades de recrutamento e desenvolvimento em empresas.

O que vale é que, apesar de um número considerado grande de profissionais no mercado, a Psicologia oferece uma gama muito grande de opções para esses profissionais, que podem trabalhar nas mais diversas áreas, de acordo com o seu perfil.

Seja qual for a escolha, vale sempre lembrar que quanto maior for a qualificação desse profissional, mais fácil será encontrar melhores e maiores possibilidades para o exercício da profissão. Ou seja, escolha um bom curso, pense em colocar em prática os conceitos de formação continuada e busque sempre formas de melhorar não apenas seu currículo, mas sua atuação como profissional.

Psicologia na IMED

E se você está em busca dessa boa formação, a IMED oferece o curso de Psicologia que forma profissionais aptos a trabalhar em todos os setores econômicos, produtivos e estatais que solicitem um profissional apto a compreender os motivadores e as consequências do comportamento humano. Utilizando-se de diversas teorias, o psicólogo trabalha com pessoas, visando avaliar, intervir e potencializar os recursos mais saudáveis e produtivos.