Comunicação

Notícias

VOLTAR
04/12/2019
Cidades e comunidades sustentáveis: estudo do conjunto monumental de Alhambra

Por: Eduarda Ricci Perin

() comentários

Aluna e professor do Mestrado em Arquitetura da IMED realizaram reuniões de trabalho e levantamento documental em Alhambra, na Espanha

Compreender as peculiaridades arquitetônicas que fazem com que Alhambra - conjunto monumental espanhol e patrimônio da Idade Média - seja considerada uma cidade inteligente nos dias atuais foi o objetivo de uma viagem de estudos realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ) da IMED.

As reuniões de trabalho e o levantamento documental realizados de 03 a 08 de novembro fazem parte da pesquisa da mestranda em Arquitetura, Carolina Dario. O estudo busca compreender o grau de exposição do patrimônio à contaminação atmosférica - desencadeada por atividades agroindustriais, tráfego veicular, demolição de construção e materiais em ressuspensão - para auxiliar no seu processo de conservação e inteligência colaborativa das Cidades e Comunidades Sustentáveis. 

Em Alhambra, acompanhada de seu orientador e professor do PPGARQ, Dr. Marcos Oliveira, a mestranda realizou reuniões de trabalho com o pesquisador responsável pelo Projeto Sonbio, Dr. Diego Pablo Ruiz Padillo, com o assessor técnico responsável de Investigação e Difusão do Patronato de Alhambra, Gonzalo de Lázaro, e com a arquivista do Patronato de Alhambra, Patrícia Dabán. A aluna também realizou entrevistas para diagnosticar a sensibilidade dos visitantes e dos moradores locais em relação à preservação do patrimônio.

Além das atividades em Alhambra, a mestranda também realizou visitas técnicas na Cidade Romana de Itálica, conjunto arqueológico de 206 a.C, situado em Sevilha.

Para a professora Dra. Caliane de Almeida, coordenadora do PPGARQ, a imersão dos mestrandos em ações de mobilidade e internacionalização é resultado, dente outros aspectos, do esforço do Programa em estreitar laços com outras IES e pesquisadores estrangeiros em uma curva ascendente. “Ocorrem, em sua maioria, no cerne do Programa do PPGARQ de incentivo à pesquisa em campo, que já conta com diversas experiências que incrementam a qualificação, agregando valor tanto ao processo de titulação do mestrado, quanto ao próprio PPG”, destaca.

Sobre Alhambra
A Cidade Palatina Alhambra foi construída durante a hegemonia Nazári, entre os séculos XIII e XV, e acumula uma riqueza arquitetônico e cultural islâmica única na Península Ibérica. Fatos que impulsionaram a sua conversão em Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1984 e atrai 3 milhões de visitantes, pesquisadores e empresários anualmente. 

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia