Comunicação

Notícias

VOLTAR
30/10/2019
Cerimônia marca a formatura da primeira turma do Programa #TeuFuturo na Capital

Por: Karen Vidaleti

() comentários

Evento reuniu os diversos atores envolvidos no projeto, entre eles, o secretário estadual de Educação, Faisal Karam

O programa #TeuFuturo, desenvolvido pela IMED por meio do InovaEdu – Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação, formou a primeira turma da edição Porto Alegre. Ao longo dos últimos três meses, 19 estudantes do Ensino Médio público participaram de 66 horas de formação gratuita, com foco no desenvolvimento de carreira na área de Tecnologia da Informação. Para coroar a conclusão do curso, a Instituição reuniu nesta terça-feira (29), em sua tradicional cerimônia de formatura, alunos, familiares, representantes das escolas Itália, Japão, Elpídio Paes e Rubem Berta,  do Grupo Digital Business e da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC-RS), apoiadores desta edição.

Durante a cerimônia, os estudantes Gabriela Toledo e João Vitor Ramos representaram a turma como oradores. Em seguida, os participantes receberam do líder do InovaEdu, professor Amilton Rodrigo de Quadros Martins, das coordenadoras do #TeuFuturo, psicólogas Fernanda Cerutti e Julia Teston Machado, e da bolsista de Psicologia Renata Braz, os certificados e os cumprimentos pela etapa concluída. Ainda foram reconhecidos os alunos que se destacaram durante as atividades, por seu desempenho e participação, e a escola que mais teve alunos formandos assíduos.

Para o diretor da IMED Campus Porto Alegre, professor Marc Deitos, essa primeira edição traz um significado especial, pois se baseia na confiança, demonstrada por todos os atores envolvidos na realização dessa formação. “A Secretaria da Educação e a Digital Business acolheram o programa com toda a confiança. Da mesma forma, as escolas confiaram seus alunos a esse projeto. As famílias confiaram que estavam em um ambiente seguro e acolhedor que aqui poderiam aprimorar seus estudos. Quando a gente trabalha com base na confiança, isso mexe com nossos sentimentos mais profundos. Muito obrigado a todos que confiaram na IMED, na Digital Business e no InovaEdu.”

O líder do InovaEdu, professor Amilton, por sua vez, lembrou o caminho percorrido até o momento, da apresentação do projeto à empresa apoiadora até os primeiros contatos com as famílias dos jovens participantes. “Durante a formação, aprenderam sobre programação de computadores, a trabalhar em equipe, a se desafiar, se portar em grupo. Foram meses de aprendizado, de muita troca com os estudantes e chegamos ao fim desta primeira edição do #TeuFuturo em Porto Alegre com o sentimento de gratidão a todos que apostaram neste projeto”, afirmou.

O secretário Faisal Karam enfatizou a soma de esforços para que tudo acontecesse. Destacando palavras que permearam os discursos na cerimônia, afirmou: “Confiança, gratidão e esperança. Precisamos somar essas três palavras e fazer com elas possam modificar a vida das pessoas, em um país com tantas desigualdades sociais. Os governos já não conseguem fazer nada sozinhos - e fica o questionamento: chegamos alguma vez a fazer algo sozinhos? Se a relação com a sociedade não vier compartilhada, nós nunca chegaremos a lugar nenhum.” Finalizou, desejando que se possa expandir o programa para outras cidades.

O empresário Ricardo Abel, diretor do Grupo Digital Business, destacou que o programa deixa um legado não só para os estudantes, mas também para a empresa, que se traduz no sentimento de gratidão. “A gente queria gerar um impacto. Internamente, para nós foi uma transformação. As pessoas começaram a entender que a Digital Business não é só uma empresa que presta serviço de tecnologia e comunicação. E sim, que gera impacto social, que faz acontecer. Isso está no nosso DNA.”

Novos horizontes

Turma concluiu formação após três meses de atividades, incluindo aulas, desafios, visitas técnicas, etc

 

A bolsista de Psicologia Renata Braz acompanhou os jovens durante toda a formação e crê que o principal legado do programa foi proporcionar aos participantes uma nova perspectiva de vida. “Eles viram que há um caminho além da sala de aula. Eles foram vistos e incentivados. A parceria com a empresa mostrou a eles um mundo que desconheciam”, comenta. Para ela, essa evolução pôde ser percebida ao longo dos dias, por meio do entusiasmo demonstrado por eles ao verem suas pontuações crescendo e pela conexão com o programa. 

“Além de proporcionar uma oportunidade única de estágio na empresa, o programa despertou neles uma vontade de entrar em uma faculdade, de estudar, e ver que o mundo acadêmico não é só a escola, que eles podem ir além e fazer o que gostam. Abriu horizontes, deu energia, o empurrãozinho que eles precisavam para construir um futuro brilhante”, acredita.

Letramento em Programação

Ricardo Abel (E), Marc Deitos, Amilton Martins e Faisal Karam

 

O evento também marcou a assinatura de convênio entre a IMED e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a ampliação do programa Letramento em Programação. A iniciativa irá oportunizar a milhares de estudantes do Ensino Fundamental gaúcho o desenvolvimento da educação integral por meio do pensamento computacional. Assinaram o acordo o diretor da IMED Campus Porto Alegre, Marc Deitos, e o secretário de Educação, Faisal Karam.

Sobre o #TeuFuturo

A iniciativa liga a IMED às escolas de ensino médio, oferecendo a seus estudantes uma perspectiva de carreiras no ensino superior, ao mesmo tempo que conecta os talentos com empresas com destaque regional que apoiam com oportunidades de bolsa, estágio e primeiro emprego na área. Na região Norte do Rio Grande do Sul, onde acontece desde 2013, o programa já capacitou cerca de 260 alunos. Para saber mais, acesse: http://teufuturo.imed.edu.br

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia