05/12/2019
Aula aberta do PPGA recebe o sociólogo francês Philippe Steiner

Por: Eduarda Ricci Perin

Promovido pelo Mestrado em Administração da IMED, evento será realizado na próxima terça-feira no LMI

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração (PPGA) da IMED realiza uma aula aberta com o sociólogo Dr. Philippe Steiner, professor na Faculdade de Artes da Universidade de Sorbonne, em Paris, na França.

O evento acontece na próxima terça-feira, dia 10 de dezembro, das 14h às 16h, no Laboratório de Metodologias Inovadoras (LMI) da IMED. A aula será ministrada em inglês.

No evento, o professor abordará a temática "Sociologia Econômica da Festa”, que implica em estabelecer relações entre festividades sociais e atividades econômicas. O objetivo é analisar como as transações comerciais estão interligadas com nosso modo de viver em sociedade, evidenciando as interseções entre economia, socialização, afetividade e criação de novos mercados.

As festividades brasileiras, além de atraírem um significativo número de turistas, também fazem parte do nosso cotidiano e oportunizam laços sociais, geralmente associados à circulação econômica. Este fenômeno pode ser observado em festividades religiosas, artísticas e culturais espalhadas pelo país.

Uma análise econômica da festa possui repercussões no campo da gestão das organizações, trazendo novos enfoques para as temáticas da administração, da psicologia, da saúde, entre outros. Trata-se de um olhar multi e interdisciplinar sobre um fenômeno relevante e que envolve nosso modo de viver em sociedade.

Philippe Steiner é autor de mais de uma dezena de livros consagrados sobre a sociologia econômica, a economia política, os mercados, a sociologia de Durkheim, o altruísmo, a moral e o transplante de órgãos, além de um número ainda maior de capítulos de livros e artigos sobre os assuntos. Sua pesquisa atual se concentra em trocas fora do mercado e na relação entre feriados e atividades econômicas.

A vinda do professor à IMED foi possível graças a um projeto de pesquisa entre o grupo de pesquisa Organizações, Redes e Mercados Contestados (PPGA/IMED), coordenado pelo professor Dr. Jandir Pauli, em parceria com o grupo de pesquisa Sociedade, Poder Organização, e Mercado (Nespom), coordenado pela professora Dra. Maria Chaves Jardim, da Universidade Estadual Paulista (UNESP). O projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

A Universidade Federal de Pelotas - UFPel, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) são apoiadoras do evento. No dia 11 de dezembro, o professor Steiner fará uma aula aberta na PUCRS com o tema Sociology as matching.