08/06/2022
ArqDesign estimula criatividade e inovação

Por: Daniel Santos

Edição 2022 do concurso chega ao fim com luminária campeã

Com a proposta de estimular a inovação, a criatividade e o empreendedorismo, o ArqDesign consiste em um concurso de design criativo voltado para estudantes de Arquitetura e Urbanismo. Além disso, incentiva os alunos para atividades projetuais e proporciona a oportunidade de trabalhar com regras estipuladas por edital e com prazos.

“A ideia é manter o concurso ativo, buscando aumentar a divulgação para que mais alunos se sintam engajados em participar. Nossos parceiros desta edição, como a empresa DU Design, já demonstraram interesse em continuar nos acompanhando para que possamos continuar oferecendo essa oportunidade tão rica de aprendizado, que pode incluir no futuro mais atividades práticas, como visita às empresas parceiras e possibilidades de imersão nesses locais”, explicam as professoras responsáveis pelo ArqDesign 2022, Grace Tibério Cardoso e Amanda Bertoni.

Luminária campeã

Neste ano, os participantes foram desafiados a construírem uma luminária de piso. O design vencedor foi desenvolvido seguindo as etapas ofertadas pelo concurso. De acordo com a comissão responsável pela organização do ArqDesign, a equipe vencedora aproveitou todas as oportunidades que foram ofertadas. Participaram do workshop inicial e da mentoria com a arquiteta e designer, Rejane Carvalho Leite. A luminária campeã, assinada pelas alunas Érica Ross Ozelami e Mayra da Silva Meireles possui o formato de prisma.

Luminária Prisma - campeã do concurso ArqDesign 2022

“Nossa proposta começou a partir das evoluções de desenho e o local primeiramente escolhido: o corredor do segundo andar do bloco B da IMED, que apesar de ser um ambiente bem iluminado, não há uma luz focal para as mesas e cadeiras dispostas lá. Neste mesmo local, há amplas janelas que dão visão para o pátio interno, em que bancos de ângulos distintos iluminados com fitas de LED são dispostos”, comentam as alunas campeãs.

Assim, o formato da luminária prisma juntamente com o local pensado formam um contexto para quem passar pelo corredor. Mayra e Érica relatam que a ideia é de que ela sirva como um convite para quem desejar sentar para ler um livro acompanhado de um café, estudar antes de uma prova, conversar com os colegas ou apenas sentar e apreciar a vista para o pátio.

“Começamos a desenhar nossas primeiras ideias após o workshop Design Thinking com a Maria Clara Schüler Chedid. Para nossa proposta, queríamos algo que trouxesse leveza ao ambiente em que ela estivesse, que sua fabricação fosse simples e que, para nós, representasse a politécnica da IMED, sendo algo moderno, diferente e com propósito”, relatam.

A ideia inicial era de uma luminária com formato circular, mas com a mentoria da arquiteta Rejane Carvalho Leite e conversas com professores, ganhou o formato de prisma.

“Após o desenho à mão pronto, passamos para o Sketchup, um programa 3D. Após ajustes de proporção, criamos as primeiras imagens renderizadas pelo Lumion, onde podemos ver o objeto real. Depois, detalhamos ela e gravamos um pitch de apresentação para a banca que iria nos avaliar logo em seguida da votação do público”, finalizam.

O concurso ArqDesign ocorre de forma anual e possibilita mentorias com renomados profissionais da área, além da conexão dos estudantes com o mercado de trabalho.