20/08/2019
Alunos e professores realizam visita técnica ao residencial La Casa

Por: Eduarda Ricci Perin

Representantes do cursos de Arquitetura e Engenharia Civil da IMED conheceram o empreendimento e participaram de uma simulação de ensaio acústico

Uma visita técnica ao residencial La Casa, da Incoben, reuniu um grupo de alunos e professores das graduações e do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e em Engenharia Civil da IMED na sexta-feira (16).

O grupo foi recepcionado pela diretora da Incoben, Sandra Sebben Zornita, que destacou as características e diferenciais do empreendimento. Segundo ela, por atender a Norma de Desempenho 15.575/2013, o residencial conta com dezenas de responsáveis técnicos para os diferentes tipos de projetos desenvolvidos. Entre eles, os projetos arquitetônicos, complementares, estruturais, de cobertura, de interiores e de acústica. “O La Casa é um empreendimento diferenciado. Além de um belo projeto arquitetônico e áreas sociais voltadas para toda a família, teremos isolamento acústico nível superior entre lajes dos apartamentos, conforme a NBR 15.575”, destacou.

Após a fala da diretora da Incoben, os alunos e professores da IMED participaram de um bate-papo com os engenheiros Marlon Moraes, engenheiro residente do La Casa e responsável pela execução da obra, e Vitor Litwinczik, sócio-diretor da Anima Acústica e responsável pelo projeto de acústica do La Casa, que destacaram os detalhes do planejamento e da execução para alcançar o desempenho desejado.

Em seguida, o grupo participou de um teste de desempenho acústico, em que foi utilizado o equipamento Martelo sobre a laje do apartamento decorado, possibilitando a comparação entre a atenuação do ruído de impacto das lajes com e sem isolamento.

“Foi bem importante a interação dos alunos com a atuação profissional, onde eles puderam verificar que os assuntos abordados em sala de aula, como as responsabilidades técnicas e o atendimento às normas, realmente são colocados em prática no mercado”, destacou a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da IMED, Eliká Ceolin.

Para entender melhor o sistema de isolamento acústico, os alunos e professores da IMED também participaram de uma experiência sensorial. Para o teste, a Incoben promoveu o show de uma banda de Blues no andar superior ao apartamento decorado. “Enquanto a banda tocava no apartamento acima do decorado, pudemos verificar que o som era inaudível, mesmo estando logo no pavimento abaixo. O que demonstra um desempenho notável, visto que apenas o apartamento decorado estava com portas e janelas”, relatou a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo.

A possibilidade de conhecer um empreendimento como o La Casa também foi muito importante para os alunos participantes. “Aprendi muito com a fala dos profissionais responsáveis e principalmente na prática. Além do contato com profissionais fortes do mercado que, para mim como estudante, é de grande valia”, destacou a aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo, Daiara Rodrigues.

A experiência foi realizada a convite da Incoben. Os alunos e professores foram recepcionados pela coordenadora de Marketing da Incoben, Bibiana Klein, que os conduziu para a palestra e para a simulação. Além dos alunos de diferentes níveis dos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil e do Mestrado, estiveram presentes as professoras Me. Eliká Ceolin, Me. Mariana Mattei, Esp. Camila Ricci, Me. Patrícia Michel e Dra. Francieli Bonsembiante.