Como Logar?

24/05/2018
Alunos de Direito do campus POA participam de Júri Simulado

Por: Daniel Santos

Com a intenção de possibilitar aos alunos da disciplina de Processo Penal II experiências semelhantes à realidade, complementando com a prática as aulas teóricas, foi realizado no campus de Porto Alegre o 1° Júri Simulado que contou com a participação de toda a comunidade acadêmica – os jurados foram os próprios alunos da Instituição.

De acordo com o professor responsável pela atividade, Dr. Voltaire de Freitas Michel, no início do semestre a turma foi dividida em três grupos. “Um da acusação, um da defesa e outro do Juízo, este responsável pela organização do julgamento.  Foi disponibilizado os autos de um processo real, já julgado, e os alunos começaram a trabalhar como se estivessem se preparando para um plenário de verdade”, explica o professor.

Fotos: Lauren Lopes/IMED

A simulação teve por base um processo real, já julgado, de tentativa de homicídio com uso de faca.  O professor Voltaire enfatiza que a participação dos alunos do campus da IMED de Porto Alegre foi fundamental. “Todos ficaram até o final para saber o resultado. Todos ganharam por participar, porém os jurados acolheram a tese da defesa de desclassificação de tentativa de homicídio pra lesões corporais”, comenta.

A atividade ocorreu nessa terça-feira (22) e faz parte dos Encontros Acadêmicos do curso. O processo discutiu teses de tentativa de homicídio ou lesões corporais. A acusação convencia os jurados de que no caso concreto o réu devia ser condenado por homicídio doloso e por outro lado a defesa alegava que se tratava de um caso de lesão corporal.