16/09/2019
Alunos da IMED participam de competição internacional de robótica

Por: Eduarda Ricci Perin

Acadêmicos do Curso de Ciência da Computação da IMED participaram de um dos maiores eventos de Robótica da América Latina, o Winter Challenge

De 13 a 15 de setembro, ocorreu na cidade de Concórdia, em Santa Catarina, a 15ª edição do Winter Challenge. O evento internacional na área de Robótica contou com a participação de instituições de todo o Brasil e da América Latina, apresentando competições nas modalidades Combate (5 categorias), Hockey, Seguidor de Linha Pro e Junior, Robo Trekking, ArtBot, Sumô (5 categorias), Futebol Mini e Futebol Simulation 2D.

Alunos do curso de Ciência da Computação da IMED, acompanhados pela professora Dra. Thaísa Leal, que ministrou a disciplina de Robótica aos alunos no semestre passado, participaram do evento com a equipe AeroWise. A equipe construiu o robô DestroyerBull 1° com um sistema de arma projetado com lâminas giratórias na vertical, para competir na categoria de Combate Featherweight 30lb (13,6kg).

Na competição, segundo a professora Thaísa, o robô teve duas vitórias e duas derrotas e a equipe retorna inspirada e motivada a desenvolver novos projetos para participar do evento no próximo ano. “Momentos de imersão como esse são muito importantes para os alunos, eles aprenderam muito com os outros participantes, fizeram amizades e puderam perceber um universo de possibilidades que antes não conheciam. Tiveram novas ideias e já estão pensando nos robôs que querem construir para o próximo evento”, destaca.

O acadêmico Renato Papke, capitão da equipe, relata que gostou muito de participar do evento, definindo como incrível a experiência do Winter Challenge. “O que trazemos de experiência de um dos maiores eventos de competição de robôs da América Latina é que a fabricação não é nada fácil, requer muito estudo de projetos, composição de materiais, elétrica e bastante força de vontade e espírito de equipe. Lá encontramos equipes de mais de 15 anos de formação e um número imenso de integrantes e diversos patrocinadores para apoiá-los. O que me chamou mais atenção foi a maneira que os participantes agiam uns com os outros, sempre querendo ajudar aqueles que precisavam, mesmo sendo um evento de competições, o clima era de total companheirismo”, relata.

Para o aluno Jean Santos, o evento não é simplesmente uma batalha de robôs. “É um networking imenso que se desenvolve entre os competidores, onde cada equipe se respeita e presa sempre pela cooperação e compartilhamento do conhecimento”, diz.

Já o aluno Oscar Gross considera espetacular a troca de conhecimentos com participantes que estão há anos na fabricação de robôs dos mais variados tipos e categorias. “Uma experiência que tenho certeza que irei repetir”, enfatiza.

Segundo a professora Thaísa, a equipe AeroWise agradece o patrocínio e apoio dado pela TW Transportes e pela IMED, e adianta que pretende continuar desenvolvendo projetos de Robótica, aumentando sua equipe e participando em outras modalidades.