06/05/2021
Aliança Empresarial Norte/RS leva case de inovação ao Gramado Summit

Por: Karen Vidaleti

Diretora do hub de inovação da IMED, Márcia Capellari, participa de painel sobre inovação colaborativa

Como iniciativas empresariais estão promovendo a inovação colaborativa? Assuntos como este fizeram parte da programação do Gramado Summit, evento considerado referência na área de empreendedorismo e inovação no Brasil. Durante a programação, a diretora do IMED Hub, Márcia Capellari, compartilhou um pouco sobre a experiência do programa Aliança Empresarial Norte/RS, articulado pelo hub de inovação. Ela foi uma das integrantes do painel ‘Inovação Colaborativa: desafios e benefícios das iniciativas empresariais’, nesta quinta-feira (06).

Além de Márcia, também participam do painel Antônio Roso, presidente do conselho da Aliança Empresarial; Thomas Job, do Instituto Hélice; Pedro Valério, do Instituto Caldeira, e César Costa, da Semente Negócios. Os convidados compartilharam alguns dos desafios encontrados por suas iniciativas (como engajamento, estrutura, serviços e percepção de valor), assim como as vantagens desse tipo de mobilização, que envolve o desenvolvimento das empresas, ecossistema e geração de conexões.

O projeto que deu origem à Aliança teve início em 2019, enquanto o lançamento oficial foi realizado em novembro do último ano. “A gente acredita muito nessa união e, sem dúvida, como o nosso presidente do conselho falou, vem aliançar estratégias e compromissos com foco no olhar do ecossistema de inovação, utilizando a tecnologia como base na região norte do Rio Grande do Sul”, relatou Márcia.

Diversas conversas com empresários auxiliaram na construção do projeto. Junto às empresas, optou-se que o programa seria vinculado à Fundação IMED, entidade sem fins lucrativos. Hoje, o programa conta com quatro eixos de atuação: corporações (destinado ao aprimoramento de processos), startups (busca o desenvolvimento de empreendedores e startups), capital (que incentiva a criação de fundos de investimento) e cultura (focado em experiências que incentivem a mudança de comportamento, geração de valor e resultados, através da inovação).

“A Aliança Empresarial é um programa que vem se destacando no mercado, com empresas que já tinham um reconhecimento histórico. Passo Fundo tem mais de 160 anos de fundação e, até então, não existia um movimento para unir esforços focando no desenvolvimento da região. Nosso foco é, realmente, estruturar um ambiente em que a gente consiga manter ‘cérebros’ na região”, concluiu.

O bate-papo, com duração de aproximadamente uma hora, foi realizado no estande do Hélice, com transmissão pelo Facebook e YouTube do instituto. Assista abaixo.