Comunicação

Notícias

VOLTAR
23/09/2021
Aliança Empresarial, Instituto Hélice e Instituto Caldeira assinam termo de cooperação

Por: Comunicação IMED, Caldeira e Hélice

() comentários

Parceria prevê ações conjuntas entre três grandes iniciativas do ecossistema de inovação do estado a partir de 2022

O Rio Grande do Sul vive um novo momento em desenvolvimento e inovação. Como símbolo desta nova fase, três grandes iniciativas empresariais do estado, Instituto Hélice, Instituto Caldeira e Aliança Empresarial Norte/RS, assinaram, na tarde desta quinta-feira (23), o termo de cooperação para atuação conjunta a partir de 2022. A iniciativa é inédita no estado e une ações de fomento à transformação da região metropolitana, serra e norte. Ao todo, participam de forma colaborativa mais de 70 grandes empresas gaúchas que acreditam na inovação como estratégia de crescimento.

Entre as ações anunciadas para o próximo ano, estão capacitações, missões internacionais, geração de conexões para pesquisa aplicada e desenvolvimento, eventos e oportunidades abertas para interessados em fazer parte deste movimento. A primeira ação já tem data marcada: 28 de março de 2022. Uma missão conjunta entre os três institutos ao Vale do Silício, nos EUA, seguida de imersões em outros ecossistemas como Santa Catarina e Israel.

“Essa parceria tem uma representatividade enorme para o estado do Rio Grande do Sul, pois ela mostra ecossistemas de inovação regionais atuando em conjunto, trocando experiências entre si e trabalhando em prol de um estado mais inovador e com melhores resultados”, explica o presidente do conselho do Instituto Hélice, Daniel Ely.

Sobre o momento que o estado vive, o diretor executivo do Instituto Caldeira, Pedro Valério, ressalta a difusão da inovação por todas as regiões do estado: “essa celebração simboliza o momento especial que o Rio Grande do Sul vive em relação a seu ecossistema de inovação. A inovação não está centralizada em um ou dois lugares, ela está se difundindo através de todo o mindset dos empresários do estado. Aqui celebramos o empreendedorismo e o olhar focado em tecnologia, transformação digital e pensamento vinculado a nova tecnologia”, aponta.

Em relação ao formato da parceria, a diretora executiva da Aliança Empresarial Norte RS, Márcia Capellari, explica: “estamos focando em ações que possam contribuir com o desenvolvimento em busca de um melhor posicionamento no ranking de inovação, para isso, precisamos trabalhar de forma cooperativa e colaborativa. Nosso estado é um mar de oportunidades. Temos muitos problemas que precisam ser solucionados e essa é a oportunidade para o desenvolvimento do nosso estado. Precisamos desenvolver um ambiente onde as “mentes”, a inteligência, possam ter experiências em outros países ou estados, mas também ter a opção de inovar, criar e transformar em oportunidades esses gigantes desafios. Pessoas, tecnologias, investimentos e ambiente são pilares essenciais para colocar o RS em outro patamar“, reitera.

 

RS que Inova

O pontapé inicial da parceria ocorreu durante o evento “RS que Inova”, na tarde desta quinta-feira (23), no Instituto Caldeira, e contou com a presença do Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luís Lamb; Márcia Capellari, Presidente da Fundação IMED e do Hub de Inovação da IMED; Antônio Roso, Presidente do Conselho da Aliança Empresarial Norte RS; Daniel Ely, Presidente do Conselho do Instituto Hélice; e Pedro Valério, Diretor Executivo do Instituto Caldeira. Além do jornalista Tulio Milman, que mediou o painel com a participação dos empresários José Galló, Daniel Leipnitz, Marcos Boschetti e Daniel Randon, sobre o crescimento do Rio Grande do Sul a partir da inovação. Confira o evento na íntegra.

 

 

Sobre a Aliança Empresarial Norte/RS

O programa Aliança Empresarial Norte/RS faz parte das ações do Hub de Inovação da IMED, idealizado para empreendedores e líderes de alta performance dos mais diferentes segmentos de mercado, que buscam impactar positivamente a vida das comunidades, fortalecendo o desenvolvimento econômico e social, com foco na transformação cultural e digital para inovação no RS. Lançada oficialmente em novembro de 2020, a iniciativa reúne alguns dos principais players do segmento de varejo farmacêutico e de alimentos, metalmecânico, energia, agronegócios e saúde do Sul do Brasil: BSBios, Coprel, Cotrijal, Farmácias São João, Grupo Grazziotin, Hospital Ortopédico, IMED, Metasa e Oniz Distribuidora.

Sobre o Hélice

O Instituto Hélice representa organizações que acreditam que podem transformar o ecossistema de inovação na Serra Gaúcha. Juntamente com instituições de ensino e poder público, articula iniciativas que fomentem e consolidem o ecossistema de inovação. Para isso, oferece processos estruturados de inovação aberta para seus associados, proporcionando conexão com novas tecnologias para melhoria operacional, experiências para transformação cultural e oportunidades para novas receitas. Para saber mais sobre o Instituto acesse o site helice.network.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia