Como Logar?

19/06/2017
Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo participam de atividade “Vamos a obra?”

Por: Bruna de Mattos

Na última semana os alunos da disciplina de Tecnologias II – Tecnologias Construtivas, do curso de Arquitetura e Urbanismo, visitaram a obra do Passo Fundo Shopping, completando o cronograma de visitas a obras do semestre. No total foram visitadas três obras nas proximidades da IMED, sob orientação da professora da disciplina, no turno da manhã, Me. Rafaela Simonato Citron.

Conforme ressalta a docente, “as aulas teóricas são muito importantes para conseguirmos abordar todos os conteúdos das disciplinas, mas são nas aulas práticas, como as visitas a obras, que o aluno realmente absorve o que foi passado em aula”, diz.

A primeira obra visitada no semestre foi o Residencial La Casa, da construtora Incoben. Na visita os alunos tiveram a oportunidade de ver o processo de execução das fundações e configuração do canteiro de obra. A visita complementou a aula teórica sobre fundações. Da mesma forma, os conteúdos de concreto armado e alvenaria foram abordados na visita a obra Syrah, da construtora Una, que já está em um estágio mais avançado, se comparado a primeira obra visitada. Para completar o semestre, a visita a obra do Passo Fundo Shopping, que está sendo executada pela EBR Engenharia, permitiu que os alunos pudessem visualizar a estrutura metálica, além de outras técnicas construtivas como o Steel Deck, que dispensa o uso de formas e escoras de madeira para a concretagem da laje. A obra também conta com outros sistemas sustentáveis, como o aproveitamento de água da chuva e a iluminação natural.

“Essas visitas com certeza ajudarão os alunos na hora de pensar nas técnicas construtivas para seus projetos, tanto dentro da faculdade quanto em seus futuros projetos como profissionais”, destaca Rafaela.

Para o próximo semestre a professora irá disponibilizar estas visita aos demais alunos do curso, no programa “Vamos a obra?”. Mais informações sobre o programa pelo e-mail [email protected]