16/09/2019
A teoria de Amartya Sen é tema de atividades desenvolvidas pelo professor Neuro Zambam

Por: Daniel Santos

O professor Neuro Zambam do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da IMED (PPGD) participou da defesa de dissertação de mestrado na Universidade Federal de Pelotas. Com o tema ‘A Interdependência entre Ética e Economia: Uma Análise Crítico-Construtiva da Relação Fato e Valor em Sen e Putnam’, o trabalho foi desenvolvido pelo mestrando Vinícius Britto Moraes com orientação de Dra Flávia Chagas.

“O convite ocorreu por causa da participação do aluno no Seminário Internacional de Sen em 2018 e por eu ser um pesquisador da área. Na mesma ocasião proferi uma palestra para professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da mesma Universidade com participação em torno de 35 pessoas sobre A Teoria de Justiça de Amartya Sen e as pesquisas realizadas no Brasil” relata Zambam.

No mês de setembro, o professor esteve em Francisco Beltrão, no Paraná, no Instituto Sapientia de Filosofia (ISF) para ministrar um minicurso sobre Democracia e Desenvolvimento em Amartya Sen destinado aos alunos da graduação em filosofia e professores.

Coordenador do evento Bruno Fernandes de Oliveira, Professor Neuro Zambam e Diretor do Instituto Geraldo Macagnan

“Proferi uma palestra sobre políticas públicas em Amartya Sen e superação das desigualdades para estudantes, professores do mesmo Instituto e de outras Instituições de Ensino de Francisco Beltrão, com participação de mais de 100 pessoas. Na ocasião apresentei as pesquisas que realizamos na IMED em torno de Sen sobre Políticas Públicas e divulguei o III Seminário Internacional sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen que ocorre outubro na IMED”, finaliza.