05/06/2020
A profissão como ela é: Direito

Por: Karen Vidaleti

Graduado pela IMED, o defensor público Fernando Gabriel Ghiggi compartilha os desafios da profissão

Apoiar pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade na sociedade, garantindo o cumprimento de seus direitos. Essa foi a missão que Fernando Gabriel Ghiggi escolheu para si quando optou por seguir uma carreira jurídica, a de defensor público. Ele é graduado em Direito pela IMED, na turma de 2016/2, e pós-graduado em Direito Constitucional. “Na Defensoria, temos um exercício de desafio diário. São diversas as situações, as pessoas, os grupos mais vulneráveis e mais necessitados da sociedade, que batem à porta da Defensoria para terem garantidos seus direitos. Mas é um desafio altamente recompensador, pois, quando conseguimos uma conquista para essa população, sentimos que podemos fazer alguma diferença”, relata.

Fernando reconhece que as incertezas são comuns entre os estudantes de Direito, uma vez que o curso oferece uma extensa gama de oportunidades, ao mesmo tempo em que exige dedicação contínua. “A advocacia, a docência e uma das tantas carreiras públicas são alguns dos exemplos, mas o certo é que a escolha por essas possibilidades vem desde o princípio da faculdade. Conhecer profissionais de diversas áreas, entrar em contato com essas carreiras, o exercício de estágios e professores que nos permitam conhecer a vasta gama que existe no Direito são fundamentais. E tudo isso eu pude encontrar na IMED”, comenta.

Para ele, contar com um corpo docente especializado, disponível e aberto ao diálogo foi um diferencial na escolha da caminho a seguir e na conquista de um cargo na Defensoria Pública. Isso porque o esforço e dedicação para alcançar a carreira começou quando ainda era estudante. “Foi algo que veio desde a graduação, que veio com muitas derrotas e tentativas de realização de concursos públicos, mas que veio com a persistência, com a resiliência, com o estudo dia após dia, com o acompanhamento de professores que podiam me guiar por este caminho”, considera.

Aos que cursam Direito ou se interessam pela área, ele deixa uma dica que considera fundamental. “Aproveitem o tempo da graduação com equilíbrio. É uma época de expandir as relações, uma época de lazer, mas também uma época que a dedicação diferenciada nos permite alcançar conquistas diferenciadas”, conclui.

A profissão como ela é

Conhecer os desafios e as vantagens de cada profissão é o objetivo da série “A profissão como ela é”, que semanalmente compartilha cases de egressos do cursos da IMED, em diferentes plataformas e formatos. Confira também a versão em vídeo deste conteúdo.