22/12/2021
#TeuFuturo conclui formação de 2 mil jovens no Ceará

Por: Karen Vidaleti

Voltada a estudantes do Ensino Fundamental, edição Alfa contemplou 2 mil jovens dos municípios de Sobral e Fortaleza

Nesta quarta-feira (22), o InovaEdu - Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação da Fundação IMED oficializou a formação do #TeuFuturo Alfa, uma versão do #TeuFuturo, dedicada a estudantes do ensino fundamental. A iniciativa capacitou 2 mil jovens de Fortaleza, introduzindo o pensamento computacional e estimulando o contato com a área de Ciência da Computação e programação de computadores.

Desde o final de outubro, estudantes de nono ano de escolas públicas de Fortaleza participaram de uma trilha de aprendizagem sobre ferramentas, metodologias e aplicações computacionais. A ação está vinculada ao Programa Juventude Digital, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, em parceria com a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova).

Ainda neste mês, o programa também formou 56 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental no município de Sobral. Os participantes, alunos da Escola Padre Osvaldo Chaves e da Escola de Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão, desenvolveram conhecimentos introdutórios sobre programação de computadores e sobre algumas profissões do futuro. As aulas foram realizadas nos laboratórios FabLearns com encontros semanais, desde junho deste ano, totalizando 80h.

Desde 2014, o #TeuFuturo já qualificou mais de 3 mil estudantes, em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal, somando as versões Alfa e Web. Também em 2021, o programa foi reconhecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS), com o Prêmio Top Cidadania. A premiação destaca cases ou projetos implantados, relativos à gestão ou desenvolvimento das pessoas no âmbito das organizações, incentivando a valorização de ações sociais e de sustentabilidade.

Para 2022, a expectativa é expandir a atuação do #TeuFuturo para mais de 250 municípios, em 26 estados brasileiros, oferecendo 5 mil bolsas entre ensino fundamental e médio. Outra novidade está na ampliação da abrangência do programa para estudantes do ensino fundamental, por meio de parcerias com prefeituras, além do ensino médio, em parceria com empresas privadas. Para saber mais sobre o programa, acesse http://teufuturo.imed.edu.br

Assista a formatura online do programa Juventude Digital.

Sobre a Fundação IMED

A Fundação IMED é uma entidade sem fins lucrativos, instituída em 2006 pelo Complexo de Ensino Superior Meridional S.A., também mantenedora da Faculdade IMED. A Fundação trabalha para integrar academia, iniciativa privada e poder público, promovendo impacto científico e social por meio de pesquisa aplicada, projetos de extensão e inovação tecnológica.