Comunicação

Notícias

VOLTAR
23/11/2021
#TeuFuturo Alfa conecta jovens cearenses ao universo da programação

Por: Eduarda Perin

() comentários

Programa da Fundação IMED iniciou atividades para introduzir jovens de ensino fundamental à programação e Ciência da Computação

 

Estudantes de nono ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de Fortaleza, Ceará, participam, desde o final de outubro, do programa Juventude Digital, uma trilha de aprendizagem sobre ferramentas, metodologias e aplicações computacionais. 

A formação é conduzida pelo #TeuFuturo Alfa, uma versão do #TeuFuturo, iniciativa do InovaEdu - Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação da Fundação IMED. O programa tem, em 2021, mais de 2.700 bolsistas em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal.

O líder do InovaEdu, Amilton Martins, destaca que o #TeuFuturo introduz os jovens ao pensamento computacional, promovendo aos estudantes o primeiro contato com a área de Ciência da Computação e programação de computadores. 

No Programa são desenvolvidas questões técnicas como a criação de histórias digitais e socioemocionais com foco em criatividade, comunicação, colaboração e resolução de problemas. 

Além disso, os jovens também participam de bate-papos sobre profissões do futuro. “Compartilhamos com os estudantes as pesquisas atuais sobre as profissões ligadas às tecnologias digitais, que têm grande impacto na sociedade e oferecem aos jovens infinitas oportunidades”, destaca Martins. 

O objetivo é que os jovens saiam do papel de usuários de tecnologia para autores de jogos e fatos digitais. O resultado final é o desenvolvimento de um jogo digital para atender demandas das escolas, criado pelos alunos a partir de conteúdos didáticos desenvolvidos pelos professores”, acrescenta. 

A ação do #TeuFuturo na capital do Ceará está vinculada ao Programa Juventude Digital, promovido pela Prefeitura de Fortaleza em parceria com a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova). Além de capacitação de jovens na área de tecnologia, o objetivo do programa é fomentar o desenvolvimento da economia digital na capital cearense. A meta é capacitar pelo menos 4 mil jovens ainda neste ano - 2 mil por meio da parceria com a Fundação IMED -  e, a partir do ano que vem, formar uma média de 12,5 mil novos profissionais por ano.

 

Sobre o #TeuFuturo
Desde 2014, o Programa #TeuFuturo impacta centenas de jovens e oferece perspectivas reais para conectá-los com as profissões do futuro, nas áreas de tecnologias digitais e da computação. O Programa atua em mais de 200 cidades em todo o Brasil e, neste ano, já está presente em 24 estados brasileiros, o que representa mais de 2.600 jovens, entre 16 e 20 anos beneficiados pela iniciativa. 

Recentemente, o #TeuFuturo foi reconhecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS), com o Prêmio Top Cidadania 2021. A premiação reconhece cases ou projetos implantados, relativos à gestão ou desenvolvimento das pessoas no âmbito das organizações, incentivando a valorização de ações sociais e de sustentabilidade. 

Para 2022, as metas são ousadas. Segundo o coordenador do InovaEdu, professor Amilton Martins, a expectativa é expandir a atuação do #TeuFuturo para mais de 250 municípios, em 26 estados brasileiros, oferecendo 5 mil bolsas entre ensino fundamental e médio. Outra novidade está na ampliação da abrangência do programa para estudantes do ensino fundamental, por meio de parcerias com prefeituras, além do ensino médio, em parceria com empresas privadas. Para saber mais sobre o programa, acesse http://teufuturo.imed.edu.br. 

 

Sobre a Fundação IMED
A Fundação IMED é uma entidade sem fins lucrativos, instituída em 2006 pelo Complexo de Ensino Superior Meridional S.A., também mantenedora da Faculdade IMED. A Fundação trabalha para integrar academia, iniciativa privada e poder público, promovendo impacto científico e social por meio de pesquisa aplicada, projetos de extensão e inovação tecnológica. 

 

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia