14/06/2018
#TeuFuturo aborda estratégias de grupo

Por: Liliana Crivello

Conversar, decidir estratégias, traçar um plano de ação. Estes foram os princípios da turma do projeto #TeuFuturo de Ciência da Computação, para a tarde de quinta-feira (14).

Conforme o educador e líder do InovaEdu IMED – Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação, Amilton Rodrigo de Quadros Martins, esta atividade é aplicada para todos os alunos do projeto, e tem como título Criatividade e empreendedorismo e teve como objetivo mostrar para os jovens que empreendedorismo se aprende. “Não se nasce empreendedor, esta é uma característica que desenvolvemos, e que eles podem escolher este estilo de vida a partir de coisas simples, como por exemplo buscar a resolução de problemas, tomar a frente de decisões, buscar se desenvolver, estudar. Foi uma atividade prática, onde eles puderam perceber os ‘superpoderes’ que um empreendedor tem conectado com o cotidiano”, aponta Martins.

Os estudantes também realizaram uma dinâmica em grupos, conhecida como desafio do Marshmallow, onde o objetivo era montar uma torre de espaguete mais alta que os demais, para testar habilidades. “Nesta atividade eles perceberam que ações e comportamentos dos empreendedores que eles fizeram um levantamento prévio, estavam presentes neste desafio”, ressalta o educador.

Martins ainda frisa que a atividade exigiu concentração dos alunos, para um melhor resultado, criatividade, otimismo, explorar as potencialidades individuais, motivação, planejamento e controle de recursos, persistência e principalmente que um desafio não funciona sem trabalho em equipe. “Empreendedor é um resolvedor de problemas, então eles deveriam ter feito testes para ver se daria certo o que queriam executar. Sempre o que falta para estes jovens, não é a questão técnica, é comunicação, comportamento humano, é liderar e deixar-se liderar no momento em que precisa, escutar o outro, aceitar opiniões e ter uma visão de trabalho em equipe. Na maioria das vezes em que apliquei este desafio, o erro se repete, de tentar fazer sozinho e não conseguir, então eles percebem no final o grupo do vizinho conseguiu fazer porque conversaram, planejaram dividiram tarefas e trabalharam em conjunto. O objetivo desta prática é que eles percebam que trabalhando em conjunto terão resultados e individualmente não”, conclui

O projeto

O Projeto #TeuFuturo atende a jovens de ensino médio público de Passo Fundo. Os estudantes são mobilizados nas escolas e convidados a participar de uma formação de 200 horas nos cursos de Ciência da Computação, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Ao final da formação destes alunos, é aplicada uma prova de certificação, todos participantes recebem diploma, participam da formatura e são encaminhados para empresas como estagiários.

As empresas parceiras entrevistam os participantes, e ao escolher, tem responsabilidade de oferecer uma bolsa de 50% da graduação por 12 meses, além de bolsa auxílio em dinheiro. Nesse período o participante é encaminhado para o Enem, inscrevendo-se no Prouni ou encaminhado para solicitar Fies. Esse participante será acompanhado por responsável na empresa e um professor tutor durante toda a graduação, com isso o estudante recebe uma grande oportunidade de carreira e acompanhamento constante.

Fotos: Liliana Crivello/IMED

Galeria de Áudios
  • Confira o áudio com a palavra d professor Amilton Martins.