Como Logar?

Palestrantes

Fernando Canali Lângaro e Júlia Luvisa Gauer

Fernando é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade de Passo Fundo, sócio proprietário da Lângaro Arquitetura desde 2012 e sócio proprietário da Lantar Construções e Incorporações desde 2013. Pós-graduando em Gerenciamento de Obras Qualidade e Tecnologia da Construção pelo IPOG Porto Alegre-RS. Júlia é Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade de Passo Fundo. Consultora em eficiência energética de edificação formada pela Universidade Federal de Pelotas, com chancela do Inmetro. Pós-graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho pela IMED.

Juliana Al-Alam Pouey

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas, na área de conhecimento, Qualidade e Tecnologia do Ambiente Construído, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura bioclimática, conforto térmico, eficiência energética em edificações (RTQ-C, RTQ-R e RAC) e simulação computacional termoenergética. Atualmente é pesquisadora no convênio entre UFPel e Eletrobras/UFRN/FUNPEC e Gerente Técnica do LINSE - Laboratório de Inspeção de Eficiência Energética em Edificações da UFPel, acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro para Inspeção de Projeto de Edificações Comerciais, Públicas e de Serviços, sob o nº OIA/EEE 003.

Lauro André Ribeiro

Doutor pelo Programa MIT Portugal em Sistemas Sustentáveis de Energia pela Universidade de Coimbra. Possui graduação em Administração de Empresas e mestrado em Administração de Empresas com ênfase em Gestão de Tecnologia e da Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência na área de Sustentabilidade, Gestão Socioambiental, Energias Renováveis e Políticas Energéticas. Atualmente é Professor na Faculdade Meridional - IMED em Passo Fundo/RS.

Leandro Carlos Fernandes

Arquiteto e Urbanista pela UFPR (1998), Especialista em Gerenciamento de Obras pela UTFPR (2002), Mestre em Tecnologia pela UTFPR (2005) e Doutorando em Tecnologia pela UTFPR. É professor 40 horas DE da UFPR. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto e Tecnologia (ambiência) de Arquitetura e Urbanismo. Atua principalmente nos temas: Ambiência (térmica e acústica), Projeto Arquitetônico, Expressão Gráfica e Habitação de Interesse Social.

Lucila Chebel Labaki

Graduada em física pela Universidade de Sofia, Bulgária. Concluiu o Doutorado em Ciências pelo Instituto de Física Gleb Wataghin da UNICAMP em 1990. Professora titular junto ao Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, atualmente é professora colaboradora junto a essa Instituição. Atua na área de adequação ambiental, conforto e eficiência energética no ambiente construído, clima urbano e microclimas em espaços abertos. Publicou 32 artigos em periódicos especializados e vários trabalhos em anais de eventos. Possui 9 capítulos de livros publicados. Orientou 31 dissertações de mestrado e co-orientou 3, orientou 15 teses de doutorado e co-orientou uma, alem de 6 supervisões de pós-doutorado e 60 trabalhos de iniciação cientifica. Coordena ou coordenou vários projetos de pesquisa, financiados pela FAPESP, CNPQ, CAPES e FINEP. Foi presidente da ANTAC - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, Gestão 2010-2012.

Luís Bragança

Professor do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho – Porto/Portugal. É Diretor do Programa Doutoral em Sustentabilidade do Ambiente Construído, Diretor do Mestrado em Construção e Reabilitação Sustentáveis, Diretor do Laboratório de Física e Tecnologia das Construções e é Coordenador do Grupo de Construção Sustentável. Desenvolve a atividade científica, pedagógica e profissional nas áreas da Sustentabilidade do Ambiente Construído, Construção Sustentável, Análise do Ciclo de Vida dos Edifícios, Reabilitação Sustentável de Edifícios, Física e Tecnologia das Construções. É Presidente da Iniciativa Internacional para a Sustentabilidade do Ambiente Construído, coordenador do Comité Técnico TC14 “Sustainability & Eco-Efficiency of Steel Construction” da Convenção Europeia da Construção Metálica (ECCS) e representante da Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção (PTPC) na Plataforma Europeia da Construção (ECTP).

Paulina Wegertseder

Arquitecto y Doctora en Arquitectura y Urbanismo, Universidad del Bío-Bío. Ha realizado estadías de investigación en Hochschule Biberach, Alemania (2012) y en la U. Aalto de Finlandia (2013 y 2015). Además de efectuar ponencias en el congreso internacional Passive Low-Energy Architecture (PLEA) de Lima, 2012, München, 2013 y Bologna, 2015, se ha desempeñado en investigaciones FONDEF y CONICYT, y como docente en la Escuela de Arquitectura UBB. Es calificadora Energética del Ministerio de Vivienda y Urbanismo (MINVU) de Chile para viviendas nuevas y realiza asesorías de eficiencia energética y confort ambiental de edificaciones públicas y privadas.