Como Logar?

Núcleo de Pesquisa Organizador

Núcleo de Estudo e Pesquisa em Edificações Sustentáveis (NEPES)

O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Edificações Sustentáveis (NEPES) foi fundado em março de 2011, formado por uma equipe de docentes e discentes pesquisadores da Escola de Arquitetura e Urbanismo da IMED dedicados à investigação na área da Sustentabilidade e da Habitação de Interesse Social.

O Núcleo propõe a discussão da aplicação de princípios e estratégias gerais para que se possa desenvolver uma proposta de projeto baseada na construção evolutiva, em que possam ser estabelecidas diretrizes gráficas que favoreçam a geração de projetos de HIS que visem à ampliação futura de forma otimizada, e que contribuam para a manutenção e continuidade da sustentabilidade econômica e ambiental da obra, assim como na qualificação do processo de projeto, é que se fazem necessários a presente pesquisa, a exposição científica e a aplicação de seus resultados para a sociedade em geral.

Com a crescente demanda por unidades habitacionais de interesse social, as pesquisas e propostas pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Edificações Sustentáveis visam corroborar com a atual realidade de alta produção civil com baixo impacto ambiental ao consumir menos recursos naturais não renováveis e menos energia na produção dos materiais de construção; além disso, gerar poucos resíduos e consumir pouca energia na produção das unidades; considerando baixo consumo energético no uso das edificações; e baixo impacto ambiental no descarte após a vida útil das unidades.

Em 2012 o Núcleo promoveu o 1º Seminário Nacional de Construções Sustentáveis: buscando soluções em de interesse social. O evento ocorreu nos dias 27 e 28 de novembro de 2012, e teve por objetivo divulgar e valorizar as experiências de projetos sustentáveis realizadas no Brasil nas áreas de processo de projeto e edificações sustentáveis através da criação de um espaço privilegiado de discussão de experiências e socialização de conhecimento gerado na área de Arquitetura Sustentável no Brasil, e contou com a participação de congressistas de diversos Estados Brasileiros, dentre eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Goiás, Tocantins e Pará.

A segunda edição do Seminário aconteceu nos dias 07 e 08 de novembro de 2013, com a temática 2º Seminário Nacional de Construções Sustentáveis: estamos desenvolvendo práticas mais sustentáveis?. Esta edição contou com um número expressivo de inscritos, 350 participantes, dentre eles docentes, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, de diversas regiões do país, confirmando a abrangência nacional do evento. Este evento fez uma abordagem sobre o real sentido da sustentabilidade que, no futuro deve falar de projetos das cidades com seus problemas reais e atuais, em diversas escalas, em que é preciso refletir sobre o que se pode fazer agora, e sobre o papel dos projetos de arquitetura enquanto indutores de um processo de transformação social e ambiental em busca da presente melhoria da qualidade de vida nas cidades.

A terceira edição do Seminário aconteceu nos dias 05 e 06 de novembro de 2014, com o objetivo de divulgar e valorizar as experiências de projetos e intervenções urbanas sustentáveis e ecoeficientes realizadas no Brasil nas áreas de processo de projeto, inovação e tecnologia do ambiente construído, edificações e ambientes urbanos sustentáveis. O “3º Seminário Nacional de Construções Sustentáveis: em busca da sustentabilidade urbana”, contou com a participação dos palestrantes da Universidade de São Paulo, Universidade de Brasília e Universidade Federal do Espírito Santo. Sendo que a palestra de abertura foi ministrada pela prof. Dra. Cristina Engel de Alvarez, com o título “Ferramentas de Avaliação de Sustentabilidade Urbana para a realidade local”. No encerramento foram realizadas duas palestras com a prof. Dra. Marta Adriana Bustos Romero, abordando “O Desafio da Construção de Cidades Sustentáveis” e o prof. Dr. Sérgio Cirelli Ângulo, “Inovação e Sustentabilidade no Ambiente Construído”. Além das palestras o evento contou com as sessões de apresentações de comunicações e workshops.