Perguntas Frequentes

20 perguntas frequentes sobre o modelo de ensino online:

 

1) POR QUE A IMED ESTÁ OFERENDO AULAS ON LINE, SE OS CURSOS SÃO PRESENCIAIS?

Diante da Pandemia do Coronavírus instalada mundialmente e considerando todas as medidas de proteção e prevenção da saúde pública, a IMED decidiu oportunizar aprendizado contínuo aos seus alunos. Por conta disto, articulou com todos os seus quase 300 professores para que as aulas passassem a ser ministradas via internet, ao vivo, para todos os cursos de graduação. Só não serão realizadas aulas práticas e em laboratórios, que serão compensadas assim que as atividades presenciais puderem ser retomadas.

 

2) SE AS AULAS NÃO SÃO PRESENCIAIS, PRECISO CONTINUAR PAGANDO AS MENSALIDADES?

Sim. Toda a equipe de cerca de 250 professores e 170 colaboradores permanecem trabalhando para fazer as entregas aos alunos. A IES estruturou a plataforma online, orientou e treinou todos os seus professores e reorganizou toda a dinâmica da instituição para poder proporcionar aos alunos que recebam o conhecimento e possam aproveitar da melhor forma este período de isolamento social. É uma situação atípica, temporária e autorizada pelo Ministério da Educação e que visa manter as atividades, porém à distância.

 

3) COMO VÃO FUNCIONAR AS AULAS ON LINE?

As aulas on line serão iguais às presenciais. O professor estará ao vivo na plataforma Zoom, ministrando o conteúdo da mesma forma como faria em sala de aula. Você, da sua casa, acessa o link da sala zoom e pode interagir como se também estivesse na sala de aula. Poderá fazer perguntas, comentar e debater.

As aulas serão síncronas, ou seja, nos mesmos dias e horários programados presencialmente. Após a explanação do professor, a aula continua com a aplicação de exercícios e atividades complementares ao aprendizado.

 

4) O QUE É UMA SALA ZOOM E COMO ACESSAR?

Zoom é um aplicativo de vídeo conferência que oferece a melhor qualidade de vídeo, áudio e compartilhamento de tela disponível no mercado, podendo ser utilizado no Windows, Mac, iOS, Android, Blackberry e Linux. Os alunos irão acessar as salas à partir do link que será enviado pelo professor e disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

 

5) O QUE O ALUNO GANHA COM ESSE TIPO DE AULA?

O aluno aproveita o tempo com maior concentração, recebendo o conteúdo com a dedicação máxima do professor, abrindo a possibilidade de ampliar seu aprendizado sem ter que sair de casa, permanecendo em segurança neste momento tão atípico do país. E tem mais uma vantage,a aula fica gravada e pode ser consultada a qualquer momento no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Algumas adaptações serão necessárias para que se tire o melhor destes tempos difíceis.

 

6) ESSAS AULAS VÃO VALER COMO DIAS LETIVOS NORMAIS?

Sim. A portaria n° 343/2020, do Ministério da Educação, autorizou em caráter excepcional a substituição de disciplinas presenciais em andamento, pelo período de 30 dias, prorrogáveis, a depender de orientação do Ministério da Saúde e dos órgãos de saúde estaduais, municipais e distrital, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação.

 

7) SERÁ COBRADA PRESENÇA NA AULA ONLINE?

Como as atividades serão realizadas ao vivo com a presença dos professores e também estendidas no ambiente virtual de aprendizagem, não será cobrada presença diariamente. A presença fica registrada a partir da entrega das atividades no AVA pelo aluno.

 

8) COMO FICAM AS AULAS PRÁTICAS, ESTÁGIOS, ETC?

As Portarias 343 e 345 do Ministério da Educação vedam a substituição por atividades online as práticas profissionais de estágios e de laboratório para todos os cursos, e para o curso de Medicina das atividades das disciplinas teóricas-cognitivas do quinto ao sexto ano do curso. Portanto, estas atividades serão reorganizadas em novo calendário após o retorno das atividades presenciais.

 

9) ESTAS AULAS ONLINE SÃO CONSIDERADAS MODALIDADE EAD?
Não, as aulas que serão oferecidas online são temporárias e não há conversão do curso em EAD. A modalidade está autorizada por um período de 30 dias pelo Ministério da Educação. A modalidade online é um benefício concedido ao aluno para que possa manter suas atividades acadêmicas no contexto do isolamento social, motivado pela Pandemia do Coronavírus.

 

10) ALGUNS ÓRGÃOS DE CLASSE E CONSELHOS NÃO RECONHECEM CURSOS MINISTRADOS NA MODALIDADE EAD. ESTE É O CASO DA ARQUITETURA E URBANISMO. COMO FICA QUANDO O ALUNO SE FORMAR?

Todas as aulas ministradas no ambiente online estão autorizadas pelo Ministério da Educação, órgão que regula a educação no Brasil. Por ser um período temporário, todo o ensino oferecido neste período está autorizado neste formato e será aceito. Todas as atividades práticas serão reorganizadas conforme o calendário da Instituição e ofertadas aos alunos assim que as aulas presenciais puderem ser retomadas.

 

11) SE O ALUNO NÃO PUDER PARTICIPAR DA AULA AO VIVO, PODERÁ VISUALIZAR EM OUTRO MOMENTO?

Sim, as aulas ao vivo ficarão gravadas na plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem, disponíveis para a consulta dos alunos, enquanto perdurar o período online.

 

12) O QUE É O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA?

A IMED utiliza, desde 2018, como ambiente virtual de aprendizagem a LMS Blackboard. Um LMS (Learning Management System ou Sistema de gestão de aprendizagem, podendo ser chamado também de plataforma e-learning) compreende um sistema que disponibiliza vários recursos que auxiliam no aprendizado online, permitindo planejamento, implementação e avaliação de atividades. A LMS Blackboard é uma das melhores plataformas de e-learning do mundo e é distribuída na América Latina pelo Grupo A, parceiro estratégico da IMED.

 

13) OS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO- ESPECIALIZAÇÕES E MBAs TAMBÉM TERÃO AULAS ONLINE?

Desde o dia 25 de março foram retomadas as atividades de orientação por reuniões online. O calendário de aulas será remarcado após o retorno das atividades presenciais, exceto as disciplinas que serão no formato online.

 

14) VÃO FUNCIONAR OS MESTRADOS?

Desde o dia 25 de março foram retomadas as atividades de orientação. No dia 6 de abril iniciam as aulas online, em formato similar ao apresentado para a graduação.

 

15) SE EU NÃO SOUBER USAR O AVA, VOU TER SUPORTE?

Sim, as equipes do departamento acadêmico e TI estarão atendendo alunos em sistema de plantão para orientar sobre os acessos e eventuais dificuldades.

 

Ambiente Virtual de Aprendizagem – Passo Fundo

 

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Central de

atendimento

 

08:00 às 12:00

13:30 às 21:00

 

[email protected]

 

54 99638-8048

54 99900-4826

 

Secretaria da Pós-

Graduação Lato

 

08:00 às 12:00

13:30 às 17:30

 

 

54 99679-7248

 

Secretaria da Pós-

Graduação Stricto

Sensu

08:00 às 12:00

13:30 às 17:30

 

[email protected] ou [email protected]

 

(54) 3045-9063 

(54) 3045-9053

(54) 3045-9081

 

 

 

 

Ambiente Virtual de Aprendizagem – Porto Alegre

 

Departamento

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Central de

atendimento

 

08:00 às 12:00

13:30 às 21:00

 

[email protected]

(51 )99911-3397

 (51) 996450188

 (51) 999083544

 

16) COMO SERÃO FEITAS AS AVALIAÇÕES?

Trabalhos e avalições, caso planejadas para o período, ocorrerão normalmente por intermédio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, sob a coordenação dos professores das disciplinas. 

     

17) SE QUISER CANCELAR UMA DISCIPLINA, COMO FAÇO?

A política de cancelamentos de disciplinas se mantém a mesma. Cancelamentos durante o semestre terão taxa de R$ 20,00 por disciplina e não há abatimento no valor da mensalidade, ou seja, o aluno segue pagando normalmente até o final do semestre.

Para solicitar é necessário enviar e-mail para [email protected] e [email protected] Um protocolo será aberto e tramitará dentro dos prazos estabelecidos.

 

18) A CENTRAL DE ATENDIMENTO ESTARÁ ATENDENDO?

Sim, por e-mail e WhatsApp. Não haverá atendimento presencial e por telefone. O site http://juntosonline.imed.edu.br/ possui mais informações sobre canais de atendimento ao aluno.

 

19) A BIBLIOTECA ESTARÁ ATENDENDO? QUANDO A BIBLIOTECA VIRTUAL VOLTA?

Sim, de modo virtual, não terá atendimento presencial. As renovações podem ser feitas através do portal minha IMED de forma ilimitada e multas durante este período serão canceladas.

 

20) E SE EU QUISER CANCELAR A MATRÍCULA?

A política de cancelamentos da IMED se mantém a mesma praticada pela IES. Quem cancela até o primeiro dia de aula, é ressarcido de 50% do valor pago na matrícula. Quem cancela após este período, não tem direito à devolução e paga multa de 10% sobre as parcelas a vencer até o final do semestre. Para solicitar é necessário enviar e-mail para [email protected] ou [email protected]

Um protocolo será aberto e tramitará dentro dos prazos estabelecidos.

Ambiente Virtual de Aprendizagem – Passo Fundo

 

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