Perguntas Frequentes - Estágios Obrigatórios

Se eu não tenho nenhum estágio em vista, posso me matricular na atividade acadêmica de estágio obrigatório?

Sim, pode. Você precisa verificar junto ao professor da atividade acadêmica ou na coordenação do seu curso quais são os locais indicados para a realização do estágio. É importante que você procure locais de seu interesse. Na primeira semana de aula, será realizada uma reunião para explicações do processo da documentação que você deverá providenciar juntamente com o cadastro do seu estágio obrigatório junto ao site.

Posso iniciar meu estágio obrigatório antes do início do semestre letivo?

Não. Você deve esperar o início das aulas, pois você deve ter o acompanhamento do professor da atividade acadêmica de estágio. Salvo, programas específicos no período de férias.

Como formalizo meu estágio obrigatório?

Acesse o site da IMED e clique na aba IMED Carreiras e siga o passo a passo:

1. Clicar em Estágios> Estágios Obrigatórios e faça a leitura das orientações;

2. Após a leitura, em clicar na aba Documentos para estágio e selecione “Proposta de Estágio”;

3. Preencher o documento “Proposta para Estágio”, a partir deste documento serão feitos todos os seus documentos de estágio;

4. Após preencher os dados, o documento deve ser assinado pelo supervisor local, e pelo aluno, o documento deve ser entregue na central de atendimento pelo aluno.

5. O professor coordenador de estágios vai analisar a proposta de estágio. Se a sua proposta de estágio for recusada, você receberá um e-mail informando os ajustes que devem ser feitos para uma nova análise do professor. Se a sua proposta de estágio for aprovada pelo professor da atividade acadêmica, o IMED Carreiras irá emitir seus documentos de estágio.

6. Após emitido, seu documento será enviado por e-mail em 3 vias para impressão e coleta de assinaturas da empresa, e do estagiário. Após assinado, o aluno deverá devolver as vias na Central de Atendimento.

**Este processo demora no máximo 7 dias para a conclusão de todos os documentos.

Posso aproveitar o estágio não obrigatório que estou realizando ou o local aonde trabalho para o estágio obrigatório?

O primeiro passo é consultar o professor coordenador de estágio para verificar esta possibilidade. Se aprovada, deverá preencher o documento de “Aproveitamento de local de estágio” no site da IMED na aba IMED Carreiras.

Acesse o site  da IMED e clique na aba IMED Carreiras e siga o passo a passo:

1. Clicar em Estágios Obrigatórios e faça a leitura das orientações;

2. Clicar em Documentos para estágio e selecionar "Aproveitamento de local de estágio”.

3. Imprimir o documento “Aproveitamento de local de estágio” em três vias, preencher juntamente com o supervisor local, e após entregar na Central de Atendimento para assinatura do coordenador de estágio.

Como faço para rescindir o meu estágio obrigatório?

Em caso de interrupção durante o período previsto no Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório, o aluno deverá solicitar a rescisão do estágio. O aluno deve solicitar o termo de rescisão de contrato através dos e-mails: [email protected] ou [email protected], informando o último dia do estágio.

1. O IMED Carreiras irá receber a solicitação de rescisão, irá emitir o Termo de Rescisão e enviará por e-mail para impressão e coleta de assinaturas.

2. Após a impressão e coleta das assinaturas, você deve trazer as 3 vias na central de atendimento aluno que serão assinadas e devolvidas. Você é responsável pela entrega de uma via para o local do estágio e a outra via fica com você.

Como faço para finalizar o meu estágio obrigatório?

Alguns dias antes do término do estágio obrigatório, após a finalização das horas conforme sua grade curricular, você deve preencher o Relatório de atividades. É importante que você saiba que este documento só estará disponível para impressão na aba do IMED Carreiras.

Acesse o site da IMED e clique na aba IMED Carreiras e siga o passo a passo:

1. Acessar a aba IMED Carreiras no site da IMED;

2. Clicar nos documentos para estágio e selecionar "Relatório de atividades".

3. Imprimir em três vias o "Relatório de atividades". Você e o supervisor local devem preencher a avaliação e assinar.

4. Após a impressão e coleta das assinaturas você deve entregar na central de atendimento ao aluno para o professor coordenador de estágio que irá assinar também o documento.

5. Após assinado, serão disponibilizadas duas vias nos relatórios de atividades na central de atendimento ao aluno, você é o responsável pela entrega de uma via para o supervisor local do estágio e a outra via é a sua.

Qual o prazo para a conclusão das horas do estágio obrigatório?

O prazo limite é até a última semana de aula do semestre letivo.