Apresentação

O II Congresso Internacional de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CIEIT) visa contribuir com à consolidação do conhecimento científico, o desenvolvimento tecnológico, econômico e sociocultural do Estado do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Tem o intuito de potencializar discussões, apresentando visões e experiências ligadas ao empreendedorismo, em um ambiente de inovação com suporte de ferramentas ligadas à novas tecnologias, promovendo que as melhores práticas e metodologias sejam difundidas no Brasil.

O evento caracteriza-se como multidisciplinar, tendo como foco principal promover o relacionamento entre as diversas comunidades envolvidas em pesquisa e mercado, visando reunir acadêmicos e profissionais sob uma visão unificada sobre Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, discutindo seus efeitos nas Organizações contemporâneas e na  Sociedade, contribuindo para a formação de uma comunidade nacional e internacional consciente de suas responsabilidades sociais.

O CIEIT acontece em Passo Fundo, cidade localizada na Mesorregião Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, conformada por 269 municípios, agrupados em 13 microrregiões, totalizando uma área de 64.930.583 km² e uma população de 1.946.510 habitantes. Na microrregião de Passo Fundo, 26 municípios são contemplados. A cidade está entre as 10 mais populosas do Estado do Rio Grande do Sul, com 195.620 habitantes, distribuídos por entre 48.000 famílias, com uma média de quatro membros por núcleo familiar (IBGE, 2014).

Passo Fundo é referenciada como a capital do planalto norte. A representatividade econômica, especialmente de sua indústria de agronegócios com atuação internacional, garante relações verticais da cidade com a região, e as ofertas de empregos e a prestação de serviço de saúde, educação superior e comércio, consolidam as relações horizontais. Mais precisamente, segundo os dados do IBGE – associados à REGIC (2007) – Passo Fundo apresenta uma área de influência composta por 132 municípios e mais de 1.000.000 de pessoas, sobre uma região mais ampla de 140 km.