Questionário do estudante

Os estudantes inscritos para a realização do Enade em 2020, além da realização da prova, prevista para dia 22 de novembro deverão estar atentos para a realização de uma ação não menos importante para cumprir com os requisitos do Enade:  o preenchimento do Questionário do Estudante!

O que é o Questionário do Estudante?

O Questionário do Estudante é um dos instrumentos de coleta de informações do Enade e tem por objetivo subsidiar a construção do perfil socioeconômico do estudante e obter uma apreciação quanto ao seu processo formativo relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes no Exame;

O preenchimento do Questionário do Estudante é obrigatório?

Sim, o preenchimento é de caráter obrigatório.

Quem deverá preencher o Questionário do Estudante?

O questionário do estudante deverá ser preenchido completamente por todos os estudantes concluintes regulares, ou seja, aqueles habilitados e inscritos para realizarem o Enade em 2020.

Onde e quando deverá ser feito o preenchimento do Questionário do Estudante?

O preenchimento do questionário deverá ser feito exclusivamente no Sistema Enade, disponível no endereço <enade.inep.gov.br> em período a ser divulgado via edital.

O que acontece se o estudante não responder o Questionário do Estudante?

O preenchimento completo do Questionário do Estudante é requisito obrigatório para que o estudante tenha acesso ao cartão de informações que contém o local para realização da prova e que será divulgado exclusivamente pelo sistema Enade do Inep. Além disso, o estudante concluinte que não preencher o Questionário do Estudante mesmo que realize a prova do exame, permanecerá irregular perante o Inep, a irregularidade, por sua vez, impedirá uma posterior colação de grau uma vez que o Enade é componente curricular obrigatório.

Ficou curioso para saber como é o questionário do estudante? Clique aqui e confira o questionário de 2019.

Confira abaixo o passo a passo para acessar o Questionário do estudante:

1.      Acesse o link: http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index

2.      Clique, na página principal, no item “Primeiro acesso estudante”.

3.      Preencha as informações > estudante brasileiro ou estrangeiro, CPF, data de nascimento, e-mail, confirmação de e-mail.

4.      Aguarde o envio de confirmação do código de acesso ao e-mail cadastrado.

5.      Cadastre a senha, inserindo o código de ativação enviado ao e-mail.

6.      Acesse o link Autenticação no Enade.

7.      Altere a senha provisória, conforme solicitado pelo sistema.

8.      Na página inicial do sistema, você deverá acessar ao lado esquerdo da página “Dados Cadastrais” e preenche-lo.

9.      Após preenchimento dos dados, acesse ao lado esquerdo da página o link “Questionário do Estudante”.

10.  O questionário será enviado ao lnep apenas quando for acionado o botão “Finalizar”, indicando o seu preenchimento total.

11.  Ao final, será possível visualizar seu local e horário da prova

*Aguardando publicação da portaria normativa e edital a ser divulgado pelo INEP.