Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT/IMED

Apresentação

A sociedade globalizada atual, caracterizada, essencialmente, pelo dinamismo nas relações pessoais e empresariais, tem reconhecido no progresso tecnológico e, com efeito, na inovação, um importante mecanismo de desenvolvimento, competitividade e geração de valor.

Nesse ambiente, novo e competitivo, os investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação representam, acima de tudo, um vetor estratégico nas empresas, na medida em que a introdução do conhecimento tecnológico no ambiente produtivo gera redução de custos, aumento da produtividade e, consequentemente, maior competitividade no mercado.

Contudo, o alto custo que envolve o financiamento de pesquisas e o desenvolvimento de novas tecnologias, representa o grande desafio a ser superado pelas empresas no século XXI. Nesse contexto, no qual orbitam, de um lado, a necessidade de inovação para o crescimento econômico e social e, de outro, o alto custo que essas pesquisas suscitam, surge o Núcleo de Inovação Tecnológica da IMED – NIT/IMED.

Buscando gerar valor às novas ideias, o NIT/IMED realiza a interface entre as empresas, os inventores e autores, a instituição de ensino e a sociedade. Para tanto, o NIT/IMED está estruturado sobre três pilares.

No primeiro deles, realiza-se a análise jurídica da nova ideia, concluindo pela possibilidade ou não de proteção da criação e, através dela, realizar convênios e parcerias com empresas.

No segundo pilar, o NIT/IMED busca na perfectibilização de convênios de cooperação entre a instituição de ensino e as empresas interessadas o vetor de estímulo às criações dos acadêmicos-pesquisadores e dos funcionários-pesquisadores das respectivas empresas.

Por fim, encontra-se, na bissetriz dos dois pilares acima explicados, o desenvolvimento de negócios a partir dos resultados das pesquisas e das criações, fazendo da transferência de tecnologia um mecanismo otimizado de geração de valor.

Assim, convertendo pesquisas em inovação, o NIT/IMED possui uma estrutura apta a garantir segurança jurídica aos investidores e aos inventores, garantindo direitos e incorporando os resultados das pesquisas nos processos produtivos.

 

Dê valor às suas ideias!

Nós garantimos os seus direitos!